A maior rede de estudos do Brasil

PERICULOSIDADE x INSALUBRIDADE

O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. O percentual do adicional de periculosidade é de
 
50%
40%
 Certo 30%
10%
20%

 

 

Uma empresa com atividade insalubre, através de perícia feita por médico do trabalho, constatou que era devido o pagamento de adicional de insalubridade aos seus empregados, pelo grau máximo. Marque a opção que estabelece o percentual máximo do adicional de insalubridade:
 
 Certo 40%
20%
15%
10%
50%

3 resposta(s)

User badge image

Natália Santana

Há mais de um mês

periculosidade corresponde a 30% sobre o salario

periculosidade corresponde a 30% sobre o salario

User badge image

Gabriela Gattulli

Há mais de um mês

Caracteriza a insalubridade quando o empregado estiver exposto, em caráter habitual e permanente, a agentes nocivos à saúde, como químicos, ruídos, exposição ao calor, poeiras, etc. Apesar do requisito da permanência ser importante, a submissão intermitente do empregado a condições insalubres não afasta, por si só, o direito ao recebimento do adicional (Súmula 47, TST). O adicional pode variar entre 10, 20 ou 40% sobre o salário mínimo, conforme previsto na CLT:

Art. 192 - O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário-mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.

Já a periculosidade caracteriza-se pelo fator “fatalidade”, ou seja, a submissão do empregado a risco de vida, em função das atividades por ele exercidas. O adicional é correspondente a 30% sobre o salário-base.

Art. 193. São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a:                   

I - inflamáveis, explosivos ou energia elétrica;                        

 II - roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.                           

§ 1º - O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.        

Note-se bem a diferença: enquanto o adicional de insalubridade (10 a 40%) é pago sobre o salário mínimo, o adicional de periculosidade (30%) é pago sobre o salário-base do empregado. Sendo assim, as opções marcadas estão corretas. 

User badge image

Victória Hellen

Há mais de um mês

O adicional de periculosidade é invariável e corresponde a 30% do salário base do empregado, enquanto o adicional de insalubridade tem seus graus mínimos de 10%, médio de 20% , e máximo de 40%. Logo, permanece o adicional sobre o salário mínimo nacional.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes