Buscar

Qual a diferença entre coliformes fecais e totais?

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A denominação coliformes designa um grupo de espécies bacterianas que possuem certas características bioquímicas de importância comum e são utilizados atualmente como importantes indicadores de contaminação de água e alimentos. As bactérias deste grupo são encontradas principalmente no intestino de humanos e animais homeotermas, mas também amplamente distribuídas na natureza, especialmente em solos, sementes e vegetais .
Os coliformes são introduzidos no ambiente em grande número pelas fezes de humanos e animais. Por esta razão, deduz-se normalmente que a maioria dos coliformes encontrados no ambiente é de origem fecal. No entanto, ainda existem muitos coliformes de vida livre.
Como nem todos os coliformes são de origem fecal, tornou-se necessário desenvolver testes para diferencia-los. Portanto, os coliformes totais incluem todo o grupo, podendo ser bactérias gram-negativas aeróbicas ou anaeróbicas e os coliformes fecais as espécies de origem intestinal, suportam uma temperatura superior à 40°C e vivem em simbiose com diferentes espécies animais podendo gerar doenças no trato digestório.
3
Dislike0
User badge image

Jennifer Medeiros

Os coliformes totais compõem os grupos de bactérias gram-negativas que podem ser aeróbicas ou anaeróbicas (isto dependerá do ambiente e da bactéria), não originam esporos e fermentam a lactose, produzindo ácido e gás à 35/37°C.

Já os coliformes fecais são também conhecidos como “termotolerantes” por suportarem uma temperatura superior à 40°C, convivem em simbiose com humanos, bois, gatos, porcos e outros animais de sangue quente. São excretados em grande quantidade nas fezes e normalmente não causam doenças (quando estão no trato digestivo). Neste grupo está presente a bactéria gram-negativa Escherichia coli, e ao se ingerir alimentos por ela contaminados, os resultados desagradáveis (como uma gastrenterite, por exemplo) podem ser brandos ou desastrosos, dependendo do grau de contaminação.

3
Dislike0
User badge image

Marcus Reis

Coliformes fecais são capazes de crescer na presença de sais biliares ou agentes de superfície semelhantes, são oxidase negativa, e a produção de ácido e gás a partir de lactose no prazo de 48 horas a 44 ± 0,5 ° C.

As bactérias coliformes incluem géneros que se originam em fezes (por exemplo, Escherichia ), assim como géneros de origem fecal não (por exemplo, Enterobacter, Klebsiella, Citrobacter).

O ensaio destina-se a ser um indicador de contaminação fecal; mais especificamente de E. coli , que é um microrganismo indicador de outros agentes patogênicos que podem estar presentes nas fezes.

Presença de coliformes fecais na água podem não ser diretamente prejudiciais, e não indica necessariamente a presença de fezes.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais