Buscar

a doação entra na vigencia da união estável ?

💡 2 Respostas

User badge image

Pedro Farias Lima Junior

Na união estável, salvo contrato escrito entre os companheiros, aplica-se às relações patrimoniais, no que couber, o regime da comunhão parcial de bens( Art. 1.725 do CC). O art. 1.659, l, do CC, excluem-se da comunhão : " os bens que cada cônjuge possuir ao casar, e os que lhe sobreviverem, na constância do casamento, por doação ou sucessão, e os sub-rogados em seu lugar." Já o art. 1.660, lll, do CC, preceitua que entram na comunhão: "os bens adquiridos por doação, herança ou legado, em favor de ambos os cônjuges". E por fim, " são incomunicáveis os bens cuja aquisição tiver por título uma causa anterior ao casamento", conforme o art. 1.661 do CC.
0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O Código Civil trouxe, em seu artigo 1.725, a disposição de que o regime de bens a ser adotado na união estável seria o da comunhão parcial de bens, salvo contrato escrito entre os companheiros que regule de forma diversa.

Desta forma, em regra, não serão partilhados, mesmo tendo sido adquiridos na constância da união, os bens recebidos por um dos companheiros por doação ou herança.

"Art. 1.659. Excluem-se da comunhão:

I - os bens que cada cônjuge possuir ao casar, e os que lhe sobrevierem, na constância do casamento, por doação ou sucessão, e os sub-rogados em seu lugar;"

No entanto, se a doação beneficiar expressamente o casal, a Lei determina que o objeto da doação deve ser partilhado.

Para ser reconhecida a doação ao casal, exige-se comprovação de que a real intenção dos doadores era contemplar o casal e não apenas um companheiro.  

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais