Buscar

Qual a diferença entre previsões qualitativas e quantitativas em termos de estoque?

💡 2 Respostas

User badge image

Cristiano Conselheiro

Existem vários métodos de previsão de demanda possíveis, alguns deles são:

• Regressão linear e análise de correlações: é um método causal e consiste em uma equação linear no modelo y = ax + b para prever a demanda, em que y é uma variável dependente e x, independente. O resultado é um gráfico em forma de reta.

• Médias móveis: esse é um método que toma como base períodos de tempo (por exemplo: meses), avaliando a demanda neles para prever as próximas. Nesse caso, se estiverem sendo considerados os meses, ao começar um novo, o mais antigo é substituído pelo mais recente.

• Suavização exponencial simples: nesse método, as equações recebem um valor que corresponde à constante de suavização. Além disso, são atribuídos pesos para as demandas dos períodos de tempos anteriores. Por exemplo: as demandas de meses mais recentes têm um peso maior do que as que correspondem aos meses mais antigos.

• Suavização exponencial com ajuste de tendência: segue a mesma lógica do método anterior, no entanto, deve ser usado quando se percebe que a demanda dos períodos de tempo analisados segue uma tendência constante de crescimento ou diminuição. Por isso, além de calcular a constante de suavização, também é preciso calcular o valor da tendência. Nesses casos, normalmente há uma relação linear entre a demanda e o tempo.

• Método sazonal multiplicativo: é o método mais indicado quando se percebe, primeiramente que há uma variação sazonal e que a sua amplitude, a diferença entre o menor e o maior valor, se torna cada vez maior à medida em que os períodos de tempo avançam. Também é executado pela aplicação de valores em equações e necessita de, no mínimo, dois períodos de tempo fechados (meses, estações, bimestres, depende do produto) para que os cálculos possam ser feitos.

 

 

curte ai amigão!

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Previsões quantitativas são baseadas em modelos matemáticos de previsão de demanda considerando o histórico de vendas de um produto ao longo de um determinado período de tempo. A complexidade do modelo varia de acordo com  tipo de produto e com as variáveis envolvidas, como por exemplo, custo de frete, estocagem, obsolescencia, entre outros...

Previsões qualitativas são baseadas em expectativas de vendas levando em consideração experiência anteriores, por exemplo, épocas do ano que se esperam mais vendas ( Natal ou dia das Mães, por exemplo). 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais