Buscar

Dicas a respeito de direito de família

💡 1 Resposta

User badge image

Fernando Scherer

1. Quem pode casar?

Qualquer pessoa. Incluindo pessoas com deficiência (mentais também). Desde que maiores de 18 anos.

Ascendente com descendentes, irmãos, tutores e adotantes, e pessoas casadas, não podem casar (estes últimos, por já serem casados).

2. Menores de 18 anos podem casar?

Sim. Se forem maiores de 16 anos precisaram do consentimento dos pais. Se forem menores de 16 anos, somente com autorização judicial, em caso de gravidez ou para evitar imposição de pena criminal (é crime ter relação sexual com menores de 14 anos, dentre outros previsão na Lei Penal).

3. O que é regime de bens?

Regime de bens é a forma que as pessoas que casarem poderão compartilhar os bens pessoais, seus e de seu cônjuge. O principal é o “Regime de Comunhão Parcial de Bens”, pois se aplica nos casos em que as pessoas não questionarem isso em no cartório de registro do casamento.

3.1. Regime de Comunhão Parcial: Compartilham-se os bens adquiridos após o casamento, exceto bens pessoais como livros, pensões, rendas anteriores e salários;

3.2. Regime de Comunhão Universal: Compartilham-se todos os bens de ambos, antes e depois do casamento;

3.3. Participação Final nos Aquestos: Cada cônjuge tem seus próprios bens, porém, no caso de fim do casamento, haverá divisão dos bens que forem adquiridos com a contribuição de ambos;

3.4. Separação de Bens: Não compartilham bens. Este regime é obrigatório se for maior de 70 anos, se houver necessidade de autorização judicial pra casar ou se a pessoa casar sem observar uma suspensão para casar.

Em todos os regimes deve haver contribuição de ambos para sustento da família.

Caso a queira optar por regime de bens diferente da comunhão, será necessário efetivar o procedimento com o auxílio de um advogado. Neste caso, será feito o “Pacto Antenupcial”, por escritura pública, que só será eficaz se as pessoas realmente se casarem, após aceitarem o pacto antenupcial.

4. Após quanto tempo posso me divorciar?

Não existe prazo mínimo de casamento para que as pessoas possam casar. Por isso, se casar hoje, poderão se separar no mesmo dia.

5. Divórcio Litigioso, Consensual e no Cartório, o que muda entre um e outro?

5.1. Divórcio litigioso: Costuma acontecer quando não há acordo entre as pessoas a se divorciarem. É necessário um processo judicial com advogado ou a Defensoria Pública.

5.2. Divórcio Consensual: Havendo acordo entre os casados para se divorciarem, poderão efetivar o divórcio com escritura pública. Se houver filhos menores ou incapazes, será necessário processo judicial. É obrigatório a participação de Advogado em qualquer desses dois casos.

6. O que é União Estável?

As pessoas que vivem juntas, de conhecimento social e com objetivo de formar família (ainda que seja entre dois apenas) são consideradas “Em União Estável”, “Companheiras” ou “Conviventes”.

Os Companheiros se equiparam aos casados no regime de bens de comunhão parcial. Porém, a fim de regularizar a união, é possível que se celebre entre os conviventes contrato para reger a relação de União Estável.

Caso queiram casar, os conviventes podem converter a União Estável em casamento, no cartório de registro civil.

7. Guarda Compartilhada e Guarda Unilateral

Guarda compartilhada é a divisão do tempo de convívio dos filhos com seus pais e mães, separados ou divorciados.

Guarda Unilateral (com apenas um dos pais ou mães) é atribuída apenas quando não for possível a guarda compartilhada, pois a lei prioriza a convivência dos filhos com ambos os pais e mães que houverem.

Independente da titularidade da guarda, podem os pais e as mães buscarem em qualquer órgão, público ou privado, as informações sobre seus filhos, incidindo em multa quem descumprir tal determinação.

8. Filhos: Adotados e “De Sangue”, tem diferença?

Os filhos adotados e os nascidos naturalmente devem ter igual tratamento pelos e todos tem os mesmos direitos, qualificações e proibições. Inclusive se tratando de herança.

9. Posso voltar atrás no reconhecimento de filhos?

O reconhecimento de filhos, ainda que nascidos por relações fora do casamento ou união estável, é irrevogável, não pode “dar pra trás”, nem mesmo em testamento.

10. Pensão: Quem Deve Pagar? Como Pedir?

Pensão, é nome comum atribuído aos alimentos. Alimentos é a obrigação legal que os pais têm para com os filhos e os filhos para com pais e cônjuges entre si, desde que uns ou outros necessitem de apoio financeiro para manter sua condição social e educação.

É necessário de processo judicial para pedir alimentos. Os valores têm sempre por base o equilíbrio entre as necessidades de quem pede (alimentado) e as possibilidades e recursos do que é requerido (alimentante).

Quando o “alimentado” der causa a situação de pedir alimentos, estes terão por base o mínimo indispensável para subsistência (alimentos de quem der causa a divórcio, por exemplo).

11. Posso Pedir revisão na pensão em que casos?

Sempre é possível pedir a revisão de alimentos, independentemente de quanto tempo tenha passado desde a fixação, mesmo que sejam anos.

O que deve ser considerado é a mudança das necessidades de quem pede (alimentado) e as possibilidades e recursos do que é requerido (alimentante) que podem alterar com o passar do tempo.

12. Prisão em casos de Pensão

Nos casos de “Pensão Atrasada” nos últimos 3 meses, as pessoas que tem o dever de pagar os alimentos poderão ser presas por até 60 dias. Mesmo cumprido este prazo de prisão, deverão pagar os alimentos atrasados.

13. Qual é o prazo para requer os alimentos atrasados?

Os alimentos atrasados podem ser cobrados em até 2 anos após o vencimento da parcela respectiva.

Este prazo de 2 anos é o tempo de prescrição (perda do direito de reclamar em juízo), por isso deve ser observado este prazo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais