Buscar

Enade rh

A gestão de pessoas tem mostrado grandes transformações em todo o mundo, originada pela globalização e por uma crescente competitividade.Neste contexto podemos identificar um novo contrato psicológico entre pessoas e organizações, o qual exige um processo contínuo de desenvolvimento.Quanto maior a contribuição do profissional para os resultados do negócio, maiores são as oportunidades de crescimento de carreira. Esses profissionais considerados talentos aumentam suas expectativas em relação à organização, portanto a mobilidade dos profissionais, tanto interna como no mercado, está atrelada ao seu contínuo desenvolvimento.Os empregados passam a exigir das organizações condições para o seu desenvolvimento contínuo, passam a assumir investimentos em seu crescimento e definem novos valores na relação com as organizações.O novo contrato está centrado no desenvolvimento mútuo, ou seja, tanto os profissionais como as empresas precisam mostrar resultados e qualidade. 

 

DUTRA, J. Gestão de Carreiras na Empresa Contemporânea. São Paulo:Atlas, 2010.(adaptado)

Com relação ao novo contrato psicológico, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 

I - Podemos observar que no Brasil ainda predomina um modelo tradicional de gestão de pessoas, este modelo tem sua origem no modelo de administração científica, na busca da pessoa certa para o lugar certo, e tem seu paradigma ancorado no controle. 

PORQUE 

II - Para evoluirmos para uma relação entre empregados e empregadores, exercitar um novo contrato psicológico, precisamos conhecer sobre o modo como as pessoas se movimentam nas organizações e no mercado para assim promover uma gestão mais adequado do desenvolvimento das mesmas, na qual as responsabilidades devam ser compartilhadas pelas próprias pessoas e pelas empresas.

Escolha uma:

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Administração de Recursos Humanos.
A Administração consiste numa área responsável pelo estudo e análise de técnicas e processos para - como o próprio nome sugere - administrar. Trata-se de uma área muito ampla, contemplando desde a administração de negócios até a gestão de pessoas e recursos com o intuito de atingir metas previamente estabelecidas.
Em especial, a Administração de Recursos Humanos, também chamada de Gestão de Pessoas, compreende um conjunto de métodos e técnicas com o objetivo de gerir comportamentos internos da empresa a fim de potencializar os recursos humanos de uma organização fazendo com que os mesmos apresentem um crescimento pessoal e que sejam direcionados para o cumprimento das metas da empresa.
Nesse contexto, as as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira, logo, a afirmativa e) deve ser assinalada.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

GESTAO DE RH

Administração de Recursos Humanos I

UAM

User badge image

Karina Soares

Question Icon

resposta

Administração de Recursos Humanos I

UAM

User badge image

Taty Barbara

Materiais relacionados