Buscar

Cultura Pura - Microbiologia

Por que o conhecimento de se obter uma cultura pura é tão importante na microbiologia?

💡 2 Respostas

User badge image

thaisa farias

Bem, isso dependerá da área da microbiologia. Mas sempre é desejável se obter uma cultura pura.

Por exemplo, em Biotecnologia, se você trabalhar com uma cultura "contaminada" com outro microrganismo, você pode perder todo seu trabalho. Exemplo: Se eu tenho uma indústria de etanol, utilizarei uma levedura, como o Saccharomyces cerevisiae. Se por acaso essa cultura se contaminar com uma bactéria produtora de, por exemplo, ácido lático, vou gastar bastante para purificar meu etanol. Outro exemplo de fermentação seria colocar em risco um lote de um determinado alimento devido a uma contaminação por microrganismos patogênicos na cultura iniciadora (fermentadora).

Na Clínica e na Pesquisa também é importante haver pureza nas culturas. Na identificação de microrganismos por testes bioquímicos, genéticos e espectrométricos. Evita a má interpretação dos dados.

1
Dislike0
User badge image

Pedro Reimão

A necessidade de obteção de culturas puras em microbiologia, se basea no fato de que testes serão feitos para a identificação da colonia. Caso a mesma não seja pura, informaçãoes erroneas serão obtidas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais