Buscar

Maioridade penal

Que acham sobre a redução da maioridade penal? Ajudará na redução da criminalidade?

💡 4 Respostas

User badge image

Giacono Peixoto

Essa é uma questão drástica porque a idéia de reduzir a maioridade penal e investir no sistema carcerário, na repressão, implica no desvio do foco da real fonte produtora de menores delinquentes, quais sejam os problemas sociais da atualidade, seja por condição socioeconomica, seja educação... Além de inviável, é muito mais caro, levando em consideração que vamos deixar de destinar verbas para outras áreas para focar nesse sistema e que a população carcerária só cresce... Exemplo: Hoje a educação básica pra cada indivíduo custa menos de R$ 200,00, enquanto que um detento custa aos cofres públicos mais de R$ 1000,00... Isso mostra nitidamente no que o Estado se preocupa... Se o sistema carcerário teria o foco de "reeducar" porque não proporcionar uma educação de base melhor, já que a repressão é uma medida pós-delito? Alguns respondem por sua vez que no sistema carcerário o detento acaba tendo recursos dos quais foi privado inicialmente... mas devemos esperar ele delinquir pra proporcionar a educação que nunca teve? Sem falar que muitos inclusive veem o sistema carcerário também como uma fuga da sociedade aqui fora, já que lá tem acessos a coisas que não tiveram aqui fora: tratamento odontológico, alimentação entre outras situações, coisas que nunca conheceram na condição deles... Se construirmos lá um modelo de vida mais saudável que a vida aqui fora, o que acham que eles vão preferir? A questão é que as pessoas se preocupam mais com a repressão devido a um simples fator: É mais fácil você excluir socialmente do que incluí-la por isso a maioria das pessoas querem aumento de penas e redução da maioridade, do que realmente discutir o verdadeiro problema, é interessante ouvir dessas pessoas quando o que realmente importa a elas é sua vida do portão de casa pra dentro sem conhecer a verdadeira sociedade em que vivem... E sem falar mesmo aqueles que conseguem se reinserir na sociedade sofrem preconceitos mesmo tendo sua dívida quitada com o Estado... Além de que podemos citar que a cadeia se torna também uma "Escola do Crime", dessa forma os menores provavelmente poderão voltar a sociedade cometendo delitos maiores ou já estarem de alguma forma tendo contato com alguma organização criminosa... A questão em si não é tão-somente uma questão de pena, existe um raiz social negligenciada geradora desses menores-infratores, que quando coibida terá uma nova realidade social... Daí sim concordaria com uma pena, já que haveria a possibilidade de todos escolherem e serem donos de seu próprio destino. Aliás eu te pergunto se o medo da pena aplicada seria suficiente pra coibir a ação de uma infração porque pessoas são condenadas a morte? A pena por si só não seria suficiente pra não cometer o delito? A resposta por si respalda que a lei serve para reprimir o "homem-médio" social... então se você não eleva o homem a esse status médio, como requerer que a punição tenha sua efetividade se o delito se respalda na ausência dessa condição?

1
Dislike0
User badge image

Kelen Daiane

Acredito que por um tempo irá amenizar a criminalidade, isto é, não irá resolver o quadro atual, porém, nosso sistema prisional é precário, a pouco tempo o governo não irá dar conta da demanda, isso afeta a economia do país, pois, novos concursos teram que são feitos, isso gera gastos, meio que desnecessários, pois se desde o começo eles investissemna base, na educação especificamente, isso não estaria acontecendo.

1
Dislike0
User badge image

Miriam Cristina

Eu acho que não resolve nada, se não mudar primeiramente a condição dos presos, se uma criança de 16 anos entrar num presídio nas condições atuais, provavelmente sairá de lá pior... Se tratar um ser humano como animal, ele terá atitudes de animal...E é assim que os presos são tratados hoje em dia, com o cárcere no Brasil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais