Buscar

A simples aquisição de uma marca/nome fantasia, caracteriza, por si só, sucessão da empresa?

💡 2 Respostas

User badge image

Rafael Andressa

Não

0
Dislike0
User badge image

Pedro Mercadante

Sim, para que seja caracterizada a chamada sucessão empresarial, basta que o adquirente contra ativos de uma empresa e permaneça no mesmo ramo de atuação. Podendo está ser presumida, ou seja, 

A sucessão empresarial, no âmbito cívil, encontra base no artigo 1.146 do Código Civil. Já no direito do trabalho, está prevista no artigo 448 da CLT, onde prevê que a empresa adquirente assume as responsabilidades trabalhistas da adquirida. 

 

"Art. 1.146. O adquirente do estabelecimento responde pelo pagamento dos débitos anteriores à transferência, desde que regularmente contabilizados, continuando o devedor primitivo solidariamente obrigado pelo prazo de um ano, a partir, quanto aos créditos vencidos, da publicação, e, quanto aos outros, da data do vencimento." (Código Civil de 2002)

 

"Art. 448 - A mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa não afetará os contratos de trabalho dos respectivos empregados." (Consolidação das Leis do Trabalho).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais