Buscar

Qual via de administração tem perda de parte do princípio ativo de um fármaco devido ao metabolismo de de primeira passagem?

Transdermica.

 

Sublingual.

 

 

Intramuscular.

 

Subcutânea.

 

Oral.

💡 6 Respostas

User badge image

Gracienne Mariano

Metabolismo de primeira passagem (também conhecido como metabolismo pré-sistêmico ou efeito de primeira passagem) é um fenômeno do metabolismo dos fármacos no qual a concentração do fármaco é significantemente reduzida (e inativada) pelo fígado antes de atingir a circulação sistêmica.

Após um fármaco ser ingerido, ele é absorvido pelo sistema digestivo e entra no sistema porta hepático. Antes de atingir o resto do corpo, ele é carregada através da veia porta hepática para o fígado. O fígado metaboliza muitos fármacos, às vezes de tal maneira que somente uma pequena quantidade de fármaco ativo é lançado a partir do fígado em direção ao resto do sistema circulatório do corpo. Essa primeira passagempelo fígado diminui significativamente a biodisponibilidade do fármaco. Vias de administração alternativas podem ser usadas, como intravenosaintramuscularsublingual e trans dérmica. Estas vias evitam o efeito de primeira passagem pois permitem que o fármaco seja absorvido diretamente na circulação sistêmica.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Visando responder a essa pergunta empregaremos nosso conhecimentos acerca da disciplina de Farmacologia I.
Primeiramente, o indivíduo deve ser formado na área para poder realizar a aplicação de remédios, visto que, um dos maiores males que encontramos atualmente é a "auto medicação", os cidadãos compram e se auto medica, sem passar por um profissional especializado. O processo de primeira passagem significa uma perda significativa da concentração do remédio, visto que, ao ser introduzido no organismo ele passa pelo digestão até atingir o fígado, sendo este responsável pela redução. Sendo assim, as formas alternativas para evitar essa supressão do princípio ativo do fármaco, são a sublingual, a subcutânea, transdérmica e a intramuscular.
Diante do exposto, a opção correta e via de administração "oral"
0
Dislike0
User badge image

Bruna Lima

via oral, pois sobre o efeito de 1º passagem, e perde cerca de 50% de suas propriedade por causa do HCL produzido pelo estomago

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais