Buscar

A via glicolitica e Um processo aeróbico ou aeróbico?

💡 6 Respostas

User badge image

Brenno Oliveira

aerobico

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A glicólise ou glicolítica é a via metabólica responsável pela oxidação da glicose a fim de obter a energia para a célula. É constituída por dez reações enzimáticas consecutivas que convertem a glicose em duas moléculas de piruvato, que é capaz de seguir outras vias metabólicas e, assim, continuar a fornecer energia para o corpo. Essa via é realizada tanto na ausência quanto na presença de oxigênio, definida como um processo anaeróbico nesse caso.
A glicólise é uma das vias mais estudadas e é geralmente dividida em duas fases: a primeira, de gasto energético e a segunda fase, de obtenção de energia. A primeira fase envolve a transformação de uma molécula de glicose em duas moléculas de gliceraldeído (uma molécula de baixa energia) usando 2 ATP. Isso permite duplicar os resultados da segunda fase da produção de energia.
Na segunda fase, gliceraldeído torna-se um composto de alta energia, cuja hidrólise gera uma molécula de ATP e 2 moléculas de gliceraldeído como gerada, obtém-se, na verdade, duas moléculas de ATP. Essa geração de energia é obtida pelo acoplamento de uma reação fortemente exergônica após uma reação levemente endergônica. Esse acoplamento ocorre mais uma vez nesta fase, gerando duas moléculas de piruvato. Deste modo, na segunda fase são obtidas 4 moléculas de ATP.
0
Dislike0
User badge image

Uanna Fonseca

via glicolítica anaeróbia (Embden-Meyerhof) que envolve 90% da degradação da glicose até lactato, e a via das pentoses fosfato ou derivação da hexose monofosfato, ou ainda via do fosfogliconato.



0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais