Buscar

O que caracterizou o chamado Poder Moderador no âmbito do Primeiro Império?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcos Nathã

O Poder Moderador foi instituído pela Constituição de 1824, no período após a Independência do Brasil.


Tal poder seria um quarto poder, além dos três já existentes (Executivo, Legislativo e Judiciário), sendo superior a eles e com força coercitiva sobre os demais.


Apesar do Imperador já exercer seus poderes através do Executivo, este poderia ser delegado aos ministros, através de livre nomeação concedida pelo Poder Moderador, possibilitando que os ministros controlassem o executivo.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/14595085#readmore

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

O chamado Poder Moderador foi instituído no Brasil por força do art. 10 da Constituição outorgada pelo Imperador Dom Pedro I, em 1824:

 art. 10. Os Poderes Politicos reconhecidos pela Constituição do Imperio do Brazil são quatro: o Poder Legislativo, o Poder Moderador, o Poder Executivo, e o Poder Judicial.

A própria Letra da Constituição previa o Moderador como sendo a "chave da organização política" do Brasil, que, conferida privativamente ao Imperador, tinha o poder de manter a independência, a independência, o equilíbrio e a harmomia dos demais Poderes

art. 98. O Poder Moderador é a chave de toda a organisação Politica, e é delegado privativamente ao Imperador, como Chefe Supremo da Nação, e seu Primeiro Representante, para que incessantemente vele sobre a manutenção da Independencia, equilibrio, e harmonia dos mais Poderes Politicos.

Contudo, em que pese a previsão de manter e equilibrar a harmonia entre os Poderes, o Moderador conferiu ao Imperador, na prática, poderes próprios do absolutismo, subordinando os demais à figura pessoal do monarca.

Pelo Poder Moderador, o Imperador tinha poder para nomear senadores, dissolver a Câmara dos Deputados e suspender magistrados, dentre outras prerrogativas privativas:

  Art. 101. O Imperador exerce o Poder Moderador

I. Nomeando os Senadores, na fórma do Art. 43.

II. Convocando a Assembléa Geral extraordinariamente nos intervallos das Sessões, quando assim o pede o bem do Imperio.

 III. Sanccionando os Decretos, e Resoluções da Assembléa Geral, para que tenham força de Lei: Art. 62.

IV. Approvando, e suspendendo interinamente as Resoluções dos Conselhos Provinciaes: Arts. 86, e 87.     (Vide Lei de 12.10.1832)

V. Prorogando, ou adiando a Assembléa Geral, e dissolvendo a Camara dos Deputados, nos casos, em que o exigir a salvação do Estado; convocando immediatamente outra, que a substitua.

VI. Nomeando, e demittindo livremente os Ministros de Estado.

VII. Suspendendo os Magistrados nos casos do Art. 154.

VIII. Perdoando, e moderando as penas impostas e os Réos condemnados por Sentença.

IX. Concedendo Amnistia em caso urgente, e que assim aconselhem a humanidade, e bem do Estado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais