Buscar

O que é "violação positiva do contrato" e sua importância para a teoria do inadimplemento?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcelo Henrique

A Violação Positiva do Contrato foi preconizada pelo jurista alemão HERMENN STAUB, como verdadeiro corolário do Princípio da Boa-fé Objetiva, e possui como fundamento a ideia de inadimplemento contratual mesmo a prestação sendo realizada, seja porque ocorreu cumprimento inexato ou imperfeito da obrigação(Ex: obrigação que possui vício redibitório ou vício de produto ou serviço), seja pela violação dos deveres anexos do contrato (ex: credor não retira nome do devedor do SPS/SERASA, mesmo a prestação já tendo sido quitada).

No direito brasileiro abarcar este instituto, vindo juntamente com o Princípio da Boa-fé Objetiva, que ganhou relevância extrema no Código Civil de 2002 com o destaque dado por Miguel Reale à Eticidade (que somada a Socialidade e a Operatividade, formam um dos ditames orientadores do Novo Código Civil).

Nesse sentido, os seguintes julgados:
 
 
Contrato de venda e instalação de mármore e granito. Prestação defeituosa do serviço e pedras de qualidade insatisfatória. Violação positiva do contrato. Boa-fé objetiva. Procedência do pedido de indenização por inadimplemento do contrato. Acolhimento. Reconvenção rejeitada. Recurso provido. 
(TJ/SP - Apelação Com Revisão 1103592002 - Data do julgamento: 07/04/2008) (destaquei)
 
 
APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO INDENIZATÓRIA C/C OBRIGAÇÃO DE FAZER. CONTA-CORRENTE NA MODALIDADE CONTA-SALÁRIO. DÉBITO RELATIVO À COBRANÇA DE TARIFAS BANCÁRIAS. ILEGALIDADE NA CONDUTA DO RÉU, EIS QUE NÃO É POSSÍVEL A COBRANÇA DE TARIFAS PARA CONTA QUE SÓ É UTILIZADA PARA RECEBER SALÁRIO. FALHA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO. VIOLAÇÃO POSITIVA DO CONTRATO. RESPONSABILIDADE OBJETIVA. DANO MORAL IN RE IPSA. QUANTUM INDENIZATÓRIO BEM FIXADO, EM CONSONÂNCIA COM OS POSTULADOS DA RAZOABILIDADE E DA PROPORCIONALIDADE. DESPROVIMENTO DO RECURSO(TJRJ AI 210558520128190000 RJ 0021055-85.2012.8.19.0000, Relator(a): DES. LUIZ FELIPE FRANCISCO. Julgamento: 19/04/2012)
 
 
COMPRA E VENDA DE VEÍCULO INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS REVENDEDORA- Ocorrência de falha na execução contratual - Violação positiva do contrato referente à qualidade do produto, bem como os atos praticados pela corré conduzem ao reconhecimento, pois desfez o negócio junto à instituição financeira, diretamente - A análise do dano moral deve ter em conta que a situação descrita nos autos, devidamente comprovada, acarretou abalo moral apenas à autora diante da violação de seu nome que somente ocorreu pela inércia da ré quanto ao pronto cancelamento do financiamento acarretando a inscrição restritiva - Dano material Honorários contratuais que integram as perdas e danos Incidência do disposto no art. 389 do CC Precedentes no STJ - Recurso dos autores parcialmente provido, não provido o da ré. (Processo: APL 428193120088260564 SP 0042819-31.2008.8.26.0564 Relator(a): José Malerbi Julgamento: 30/07/2012 Órgão Julgador: 35ª Câmara de Direito Privado Publicação: 31/07/2012 - TJSP)
3
Dislike0
User badge image

Lianna Noronha Coelho de Souza

Pode ser explicada como cumprir o contrato descumprindo. É violar a funcao social, a boa fe
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais