Buscar

Qual a importância da classificação dos bens públicos em bens de uso comum do povo, bens de uso especial e bens dominicais?

💡 1 Resposta

User badge image

Yasmim Fonseca

Você deve se atentar que bens de uso comum do povo são os bens públicos que pode ser utilizado por qualquer pessoa, sem formalidades, por exemplo: praças, rios, ruas, etc. Os bens de uso especial são destinados à execução de serviços públicos, os prédios públicos por exemplo. Os bens dominicais também são bens públicos, que o poder público tem a posse, mas não são utilizados e não podem sofrer usocapião. É importante lembrar que os bens de uso comum do povo e os especiais são inalienáveis, enquanto são utilizados. Os dominicais podem ser vendidos. Para entender certas situações no âmbito do direito é preciso lembrar dessas classificações, quando falam em reforma agrária, quando falam em direito de posse, ou quando falam de benfeitoria. Basicamente, é parte geral do Código Civil e vai servir para os próximos anos de estudo do Direito.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais