Buscar

Como posso descrever as vias da integração metabólica?

💡 3 Respostas

User badge image

Fabricia Ourives

Catabolismo - obtenção de energia e poder redutor a partir dos nutrientes. Anabolismo - produção de novos componentes celulares, em processos que geralmente utilizam a energia e o poder redutor obtidos pelo catabolismo de nutrientes

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As vias da integração metabólica são a glicólise, o ciclo de Krebs, a cadeia transportadora de elétrons, o ciclo das pentoses fosfato, a glicogênese e a gliconeogênese e, o metabolismo dos ácidos graxos.
A primeira via é a glicólise, onde ocorre a oxidação da glicose a duas moléculas de piruvato com ganho de dois ATP. Na segunda via, o ciclo de Krebs, o piruvato reage com coenzima A para formar o ácido cítrico que, por sua vez, entra no ciclo do oxaloacetato para produzir gás carbônico, elétrons e íons H^+^. Esses elétrons e íons vão para a terceira via, a cadeia transportadora de elétrons, que produz 26 moléculas de ATP. Essas três primeiras vias fazem parte da respiração celular.
A quarta via é o ciclo das pentoses fosfato onde a glicose-6-fosfato, composto intermediário da glicólise, experimenta uma outra via com a formação de ribose-5-fosfato (útil na síntese do DNA), gás carbônico e NADPH. A quinta e sexta vias consistem no processo de formação do glicogênio (glicogênese) que é uma reserva de glicose e sua degradação, respectivamente. A oitava via, e última, é o metabolismo dos ácidos graxos que são os precursores dos triglicerídeos, lipídeos importantes pois armazenam energia.
Portanto, uma forma de descrever as vias de integração metabólica é começar com a respiração celular, onde são produzidas moléculas de ATP. Em seguida, vamos para o ciclo das pentose fosfato, onde a glicose-6-fosfato encontra uma outra via de sofrer oxidação. Depois, temos a glicogênese e a gliconeogênese, onde ocorre a síntese e a degradação do glicogênio. E, finalmente, o metabolismo dos ácidos graxos que é responsável por sintetizá-los e produzir triglicerídeos.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais