Buscar

O crime de falso reconhecimento de firma ou letra

O crime de falso reconhecimento de firma ou letra, inscrito no Código Penal, em relação ao sujeito ativo, é considerado crime

  • a) comum
  • b) simples
  • c) próprio
  • d) adequado
  • e) continuado

💡 2 Respostas

User badge image

Rogério Ferraz

FALSO RECONHECIMENTO DE FIRMA OU LETRA

Somente as pessoas que tem autorização legal para reconhecer firma ou letra pode cometer este crime, tratando-se, portanto, de crime próprio. Quem tem tal autorização somente é o tabelião, o oficial de registro civil, cônsul e os escreventes credenciados pelo tabelião.

Trata-se, na verdade, de uma espécie de crime ideológico. Este crime de falso reconhecimento de firmasó é punível a título de dolo, devendo haver, portanto, má fé. Se for cometido por imprudência ou negligencia do funcionário, este fato é considerado penalmente atípico, podendo responder apenas administrativamente.

0
Dislike0
User badge image

Rafael Ribeiro

Próprio: é aquele que exige uma qualidade ou condição especial do sujeito ativo. Note que o sujeito ativo do crime é aquele no exercício da função pública. Desse modo, trata-se de crime próprio.

"Art. 300 - Reconhecer, como verdadeira, no exercício de função pública, firma ou letra que o não seja:

Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público; e de um a três anos, e multa, se o documento é particular."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais