Buscar

Qual é a diferença existente entre a Linguística e a Gramática Tradicional

💡 2 Respostas

User badge image

Silvane

gramática formaliza a língua, ou descrevendo-a (descreve a forma) ou traçando normas para o seu uso (gramática normativa). A linguística analisa os fatos da língua na sua situação de uso e tenta explicá-los. Ambas tratam do mesmo assunto, mas sob ângulos diferentes.

0
Dislike0
User badge image

Natalia Dos Santos

Gramática Tradicional x Linguística

             Ao iniciar o curso de licenciatura em Letras pela Universidade Regional do Cariri em 2012, me deparei com uma disciplina que mudaria a minha maneira de ver e pensar a linguagem. Esta disciplina foi a linguística. Dentro da linguística pude estudar um pouco sobre a gramática tradicional e a própria linguística. Surgiram muita confusão entre os alunos de minha turma a respeito do conceito de ambas. Alguns diziam que a gramática tradicional e a linguística são a mesma coisa, outros discordavam. Resolvi, então, escrever um pequeno resumo(resumo já é pequeno) tentando explicar a diferença entre  elas.

Tentarei explicar de maneira simples e rápida, porém precisa. Vamos a explicação:

            A Gramática tradicional, ou normativa, é uma DISCIPLINA prescritiva. Alguns dizem que ela chega ser mandona. Essa gramática vem fazendo uso da linguagem há anos, o que é comum, pois é uma necessidade utilizar-se da linguagem. A diferença está no fato de que a gramática tradicional não enxergou que durante todos esses anos que passaram ocorreram mudanças na língua. Sua função principal é estabelecer regras usando critérios, de como a língua deve ser falada, "cultamente", ( nem sei se essa palavra existe). Para ela a língua se encontra paralisada, incapaz de sofrer alguma mudança ao longo de todos esses anos.

             A Linguística é uma CIÊNCIA e não uma disciplina como a gramática tradicional. O seu objeto de estudos é a linguagem verbal, ou seja, a língua. Outra característica sua é o fato de a Linguística ser descritiva e não prescritiva como a gramática tradicional. Para a linguística, a norma culta não é o único padrão linguístico existente, ela estuda a língua real: as suas variações durante os anos, etc.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais