Buscar

Como a água atua no sistema de tamponamentodo do meio celular?

💡 4 Respostas

User badge image

Lisiane Siqueira

tampão, normalmente, é uma solução que contém um par ácido-base conjugado fraco, que resiste consideravelmente à variação de pH quando pequenas quantidades fortes de ácido ou de base são adicionadas a essa solução.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/solucoes-tampao-entenda-como-isso-funciona.htm?cmpid=copiaecola

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre bioquímica, mais especificamente, sobre solução tampão.
A solução tampão tem como objetivo evitar que ocorra variações exacerbadas no pH ou pOH de uma solução, ela é a mistura de uma base fraca com seu sal ou de um ácido fraco com seu sal.
Como exemplo de solução tampão mais conhecido temos o sangue, o pH sanguíneo não pode alterar, pois ocorreria a desnaturação de proteínas que é incompatível com a vida. Nele está presente o bicarbonato, responsável pela manutenção desse pH, a reação se dá pela reação entre o ácido carbônico (H2CO3) que é um ácido fraco e o bicarbonato de sódio (NaHCO3) que é um sal inorgânico.
Para compreender a reposta dessa pergunta, vamos focar na água. Ela está presente no meio onde ocorre essa reação química de neutralização, pois os ácidos e bases só se dissociam ou se ionizam na presença de água (sua fórmula é H2O).
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais