Buscar

Como funciona um término de um tratado?

💡 2 Respostas

User badge image

Gouvêa Gouvêa

Artigo 25 diz:

Aplicação Provisória1. Um tratado ou uma parte do tratado aplica-se provisoriamente enquanto não entra em vigor, se: 

a)o próprio tratado assim dispuser; ou

b)os Estados negociadores assim acordarem por outra forma. 

2. A não ser que o tratado disponha ou os Estados negociadores acordem de outra forma, a aplicação provisória de um tratado ou parte de um tratado, em relação a um Estado, termina se esse Estado notificar aos outros Estados, entre os quais o tratado é aplicado provisoriamente, sua intenção de não se tornar parte no tratado.

0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

Pode-se dizer que o término de um tratado é o fim da vigência do mesmo. Isto pode se dar no âmbito interno de um país, quando não é concluído o trâmite nacional para a ratificação do tratado (no Brasil, a vigência de um tratado se dá quando ocorre a publicação do decreto que o ratificou no Diário Oficial da União). Ou no âmbito internacional, quando uma nação se retira do tratado, ou seja, decide que não quer mais ser signatário do mesmo e que, portanto, este não teria mais vigência no território nacional. Recentemente, os presidente dos EUA anuciou que se retiraria do tratado INF (tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário) porque a Rússia teria descumprido seus termos. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais