Buscar

O que é lazer ativo e passivo?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Lazer.
Segundo a sociologia, o Lazer, do latim “licere” ou seja, algo lícito, se defini como um conjunto de atividades que um indivíduo realiza em seu tempo livre com intenção de obter prazer. Logo, o lazer se refere a atividades que proporcionam relaxamento, distração e diversão.
O lazer, pode ser classificado em Ativo e Passivo. O Lazer Ativo é aquele em que as atividades realizadas são convertidas em conhecimento, criatividade e novas visões de mundo. Esse tipo de lazer, proporciona uma convivência social, uma melhor saúde e qualidade de vida. Exemplos de lazer ativo seriam: a pratica de esportes, dançar, sair socialmente e etc.
O Lazer Passivo, é aquele apenas baseado em coisas materiais, as quais alienam o consumidor, fazendo-o acreditar que precisa comprar determinados produtos e tecnologias para obter lazer. Nesse tipo de lazer, o indivíduo não adquire nenhum conhecimento e fica à mercê dos desejos da mídia e da cultura de massa, se tornando apenas uma peça do mercado para gerar dinheiro. Exemplos de lazer passivo seriam: ficar no celular, na TV, jogando videogames e etc.
1
Dislike0
User badge image

#RomãoDeMello

Lazer passivo: É aquele que aliena o ser, e o envolve na teia consumista gerada pela Indústria Cultural, na qual o consumidor não passa de mais uma peça da engrenagem. Ele é inserido no mercado, hipnotizado pelo universo da publicidade, e neste sentido o Lazer também se transforma em um produto, acessível não mais apenas pelo tempo de que a pessoa dispõe, mas principalmente pelo capital, item fundamental. Desta forma, sem a necessária educação dos sentidos, sem o desenvolvimento de um olhar crítico e seletivo, o ser humano fica a mercê da cultura de massa, aliada fiel da mídia, e se vê impotente, incapaz de optar ou de censurar as inúmeras atividades a ele oferecidas. Como consequência deste processo, o indivíduo passa a agir como um autômato, segue consumindo o produto Lazer sem ter o poder de processar seu conteúdo e de transformá-lo em aprendizado.

Lazer ativo: Possibilita uma nova enunciação das múltiplas vivências, uma conversão das atividades em conhecimento, em expressão criadora e em novos olhares e potencialidades. Neste campo é permitida uma maior convivência social e uma melhor qualidade de vida. Simultaneamente o ser encontra o desejado deleite e o imprescindível repouso.

RESUMINDO:

PASSIVO: Devido ao avanço tecnológico as pessoas passam a maioria do tempo em frente ao computador ou celular. Nossa forma de se locomover é carro, moto etc. as diferenças estão ao ato de mover ou não na atividade as pessoas caminham ou correm.

ATIVO: Modelo conceitual e ação para a promoção de estilo de vida saudável.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais