Buscar

quais sao os estágios do desenvolvimento cognitivo?

💡 2 Respostas

User badge image

Inglês com Carol Rezende

Segundo o psicólogo Jean Piaget, responsável pela teoria do desenvolvimento cognitivo, existem quatro estágios: fase sensomotora, fase pré-operacional, fase operacional concreta e fase operacional formal. A fase sensomotora vai do momento do nascimento até os dois anos de idade, nesta fase o indivíduo começa a controlar os reflexos, mas ainda não é capaz de raciocinar de forma plena. A fase pré-operacional começa aos 2 anos de idade e vai até os 7 anos. Nesta fase, é muito comum que a criança tenha pensamentos egocêntricos, ele/ela não é capaz de diferenciar o objetivo do subjetivo, físico e psíquico. A fase operacional concreta vai dos 7 anos aos 12 anos de idade. Ela é caracterizada por um raciocínio amadurecido em que a lógica começa a fazer parte do desenvolvimento da criança e esta é capaz de organizar, sistematizar situações de sua maneira. A fase operacional formal é a última fase do desenvolvimento cognitivo, e é nesta fase que acontece o amadurecimento total da criança. Nesta fase, a criança adquire outras habilidades, conhecimentos que serão essenciais para sua autonomia cognitiva.

1
Dislike0
User badge image

Camila Prata de Souza

Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo nos quatro estágios principais: os estágios sensório-motorpré-operatóriooperatório concreto e operatório formal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais