Buscar

Diferença entre relaçao social comum ou jurídica?

Respostas

User badge image

João Serpeloni

Relação social comum e jurídica estão relacionadas entre si.
Relação social jurídica nada mais é do que a relação social regrada pelo ordenamento jurídico.
As relações podem ser influenciadas por normas jurídicas, bem como por costumes e moral que não estão diretamente introduzidos na alçada jurídica.
As normas jurídicas que regram essas relações muitas das vezes são baseadas em fatos decorrentes da sociedade, porém temos que entender por fato qualquer acontecimento social que tenha o efeito de extinguir, modificar ou criar as situações jurídicas, fazendo-se necessária a criação de uma norma que regule essa intervenção do fato no ordenamento jurídico.
Outro exemplo de adaptação das normas sendo adequadas aos fatos e a convivência social durante o tempo é a jurisprudência, que unifica as decisões levando em conta a mudança da sociedade durante o tempo e o aparecimento de uma necessidade de modificação no âmbito da lei que outrora era eficaz porém com o tempo precisa ser adaptada.
Então as relações jurídicas recebem influência tanto de normas jurídicas vigentes, quanto das relações da sociedade atual pois as duas se tratam de fontes do Direito como a Doutrina e Jurisprudência que baseiam-se no comportamento da sociedade como um todo.
Espero ter ajudado!
1
Dislike0
User badge image

ana paula freires

Relação Jurídica é a relação social regulamentada pelo ordenamento jurídico, sendo que estas atribuem a ambas as partes efeitos obrigatórios, as relações jurídicas recebem tal caráter quando o fato tem relevância ou significação jurídica, se a lei tem como legal à produção de determinados efeitos.

As relações podem tanto ser influenciadas por normas quantos por relações sociais que não estão na alçada jurídica tendo outras formas de controle como religião, moral, costumes e dogmas pré-estabelecidos.

Os adeptos da teoria positiva acreditam e propagam que através das normas é que surgem as relações jurídicas, como no Código Civil Alemão de 1900 que elevou a relação jurídica como frente de observação do Direito, dedicando-o em uma parte de sua constituição, seus efeitos e possíveis vícios, abordando o Direito como mediador social e instrumento do bem comum.

Podemos entender por fato qualquer acontecimento que acarrete modificações mundanas, porém nem todos os acontecimentos são relevantes ao campo jurídico, ou seja, para o Direito, pois o acontecimento não acarreta criação, modificação ou extinção de situações jurídicas, logo podemos entender por fatos jurídicos somente os fatos que produzem efeitos que adentrem a alçada jurídica e surge a necessidade de uma norma e ou ordenamento jurídico que regule e resolva os conflitos oriundos destas relações.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando