Buscar

No que tange a inimputabilidade, artigo 26 do Código Penal, o pedófilo se enquadra no tipo penal ou carece de uma analise psicológica mais detalhada?

💡 2 Respostas

User badge image

Fernanda Lima

sim, ele se enquadra perfeitamente ao art.26 CP, pois a pedofilia já é reconhecida como destubio no qual o agente tem um desvio da contuda sexual socialmente comum, então é classisficado como uma pessoa incapaz com doença que o faz não entender o carater ilicito do ato que ele pratica ao cometer a pedofilia 

 

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Os inimputáveis estão previstos no artigo 26 do Código Penal que dispõe:

Inimputáveis

        Art. 26 - É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. 

        Redução de pena

        Parágrafo único - A pena pode ser reduzida de um a dois terços, se o agente, em virtude de perturbação de saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado não era inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

Diante disso não é todo e qualquer ato de pedofilia que poderá ser enquadrado no artigo 26 do Código Penal, pois, deve ser averiguado no caso concreto de acordo com o critério biopsicológico se o agente tinha ou não o discernimento de sua conduta na hora da prática do crime. Dessa maneira, poderá ser utilizado o incidente de insanidade mental previsto no Código de Processo Penal para verificar essa condição. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais