Buscar

Porque foi criado o código criminal de 1830?

💡 3 Respostas

User badge image

Stefany Santos

Desde 1603 vigoraravam no Brasil, por ser colônia portuguesa, as Ordenações Filipinas (punição cruel). Após a Independência do Brasil (1822) e a outorga da Constituição Brasileira de 1824 começaram a ser construídos os primeiros códigos jurídicos brasileiros. Em 1830 foi promulgado o Código Criminal, que avançou em relação às leis Filipinas, no que diz respeito à integridade física para os homens livres, com a inviolabilidade dos direitos civis e igualdade jurídica, porém mantendo os castigos corporais para escravos: o Art. 60 determinava que "Se o réu for escravo e incorrer em pena, que não seja a capital, ou de galés, será condenado na de açoutes, e depois de os soffrer, será entregue a seu senhor, que se obrigará a trazel-o com um ferro, pelo tempo, e maneira que o Juiz designar" (revogado pela Lei 3.310, de 3.310, de 1886, a qual, no Art. 1º, determinou que "Ao réo escravo serão impostas as mesmas penas decretadas pelo Codigo Criminal e mais legislação em vigor para outros quaesquer delinquentes"). A diferença de castigo entre livres e escravos residia no fato de que a prisão do escravo reverteria em prejuízo financeiro para seu proprietário, enquanto o castigo corporal permitia o retorno do escravo ao trabalho de forma mais rápida do que ocorreria em caso de prisão.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos abordar brevemente o contextos histórico de 1830 e indicar os motivos que levaram à criação do código criminal neste ano.
Sabe-se que em 07 de setembro de 1822 foi proclamada a indepedência do Brasil pelo seu imperador na época: Dom Pedro I. Assim, os laços políticos que o Brasil possuía com Portugal, que era sua colônia, foram rompidos.
Tendo em vista esta ruptura, o Brasil precisou de criar suas próprias leis e diretrizes para organizar a nação, já que até ano da proclamação da Independência a constituição portuguesa estava em vigência como a constituição oficial. No ano de 1824 a primeira Constituição Brasileira foi outorgada e, assim, deu margem para as discussões sobre a justiça brasileira e os códigos jurídicos e criminais.
Por isso, em 1830 é outorgado o Código Criminal, o primeiro do Brasil, que estabelecia diretrizes e normas para a expressão da justiça nacional. Apesar de ser um código bastante rígido e negligente em relação ao tratamento dos escravos, este Código tinha avanços consideráveis em relação à igualdade jurídica e aos direitos civis.
Portanto, o Código Civil foi criado para estabelecer regras e normas jurídicas específicas ao Brasil, já que após a declaração de Indepedência os códigos jurídicos e a constituição que estavam em vigência perderam seu valor.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais