Buscar

Pensar a inclusão da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física na estrutura curricular do curso de pedagogia significa?

💡 3 Respostas

User badge image

rozangela dos santos dias

Sabe-se que a Educação Física sofreu muitas influências ao longo dos anos, e todas elas se repercutem mesmo que minimamente, até os dias de hoje. No decorrer da graduação encontramos diversas obras na literatura científica sobre a Educação Física escolar, especificamente sobre alguns equívocos, estereótipos, preconceitos ou concepções errôneas frente à disciplina.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Pedagogia, mais especificamente, sobre inclusão das disciplinas.
A disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física possui como base, estudar especificamente a cultura corporal de movimento, que é o objetivo da educação física escolar.
O corpo é elemento fundamental da disciplina de Educação Física, e concorda o destaque da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física para uma melhor junção de saberes adquiridos, dizendo que a base para uma aprendizagem significativa está marcada na qualidade da comunicação corporal, que cada sujeito possui um tempo, uma modalidade de ser e sua maneira de participar do mundo, e por fim, que o corpo humano não é lugar de aprendizagem. Além do mais, o corpo pode se estabelecer como sujeito da história, pois é ele quem produz suas ações.
Essa disciplina favorece a construção de saberes, além de enfatizar o tratamento interdisciplinar e contextualizar o conteúdo das áreas de conhecimento com meio e não fins, e problematizar os temas da vida cidadã, que como elos articulares potencializam princípios estruturantes sobre o corpo em movimento e práticas socioculturais.
Respondendo à pergunta, pensar na inclusão dessas disciplinas é criar possibilidades para uma ação pedagógica que favoreça as manifestações corporais vinculadas a história do ser humano.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais