Buscar

Personalidade Internacional

Para a doutrina internacionalista quais são os sujeitos de Direito Internacional Público? 

💡 10 Respostas

User badge image

Cleyton Hettwer

Os Estados, as Organizações Internacionais e individuos. Alguns doutrinadores incluem tambem as empresas multinacionais ou transnacionais, estes doutrinadores estendem à personalidade jurídica a este agente devida a grande influência que detêm neste mundo tão globalizado nos dias atuais.

3
Dislike0
User badge image

Higor Rodrigues

Quem possui personalidade jurídica no âmbito internacional de acordo com o Direito Internacional Público?

A Personalidade Jurídica é a aptidão para se adquirir direitos e contrair obrigações. No campo do direito interno este tema já está muito bem resolvido e pacificado, entretanto não podemos dizer o mesmo no âmbito internacional. Então quem possui personalidade jurídica no âmbito internacional? O ser humano possui a personalidade jurídica no âmbito internacional? As empresas também possuem personalidade jurídica no âmbito internacional?

Na tentativa de solucionar o problema quanto à personalidade jurídica no âmbito internacional, demonstrar-se-á as 3 (três) correntes identificadas. Apesar de não tão estudado, referido problema está presente no nosso dia-a-dia, de forma tão evidente que nem percebemos, isto conhecemos como globalização. Temos vários exemplos de tratados como o de comércio, de mútua cooperação, de saúde e outros. Exemplo de tratados de comércio, temos do Brasil com o México, vários carros que hoje possuímos no mercado brasileiro, só estão aqui pelos tratados celebrados de baixar as tarifas alfandegárias entre estes países. Podemos ainda destacar os tratados de cooperação mútua entre os países, como grande exemplo temos o MERCOSUL, UNIÃO EUROPÉIA, ALCA, estes tratados deram tão certo que viraram blocos econômicos. De tão presente e comum no nosso dia-a-dia que, passam despercebidos para a grande maioria de nós. Este artigo demonstrará como este tema é importante e essencial para nós.

Primeiramente será demonstrado como cada agente/ator, são eles: o Estado, as Organizações, o Ser Humano e as Empresas. E como estes são “vistos” dentro do direito internacional público.

Por se tratar de um tema atual, polêmico e escasso, o presente estudo servirá para dirimir as divergências entre os poucos autores, que enfrentam o tema de quem possui a dita personalidade jurídica no âmbito internacional, de acordo com a matéria Direito Internacional Público. 

http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10736 

Espero poder ajudar em seus estudos ;)

3
Dislike0
User badge image

Kaio Filipe

Os atores internacionais, ou seja, aqueles que tem capacidade jurídica para exercer atos no âmbito internacional (ser parte em acordos internacionais) são unicamente as ONG's e os Estados Soberanos, entretanto, os indivíduos são jurisdicionados e podem em determinadas situações recorrer para cortes internacionais pleiteando direitos, como a Corte interamericana de direitos humanos e outras.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais