Buscar

Qual a diferença entre denunciação da lide e chamamento ao processo

💡 4 Respostas

User badge image

Maria Luiza Oliveira

A denunciação da lide é uma forma de intervenção de terceiros, pois decorre de ato de vontade da parte, e não do terceiro, que vem a se tornar parte do processo ainda que assim não queira. Efetivada a citação do terceiro em relação ao primeiro litígio, este se torna assistente da parte que lhe haja denunciado a lide e, cumulativamente, réu na segunda demanda. Já a intervenção,é  inclusão, de uma terceira parte provocada pelo réu, para fazer parte no polo passivo na relação processual para responsabilização a que se pede na demanda, a fim de que os coobrigados assumam a responsabilidade na conclusão do feito.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

No chamamento ao processo se busca a integração de codevedores ou devedor principal ao polo passivo da demanda, ao lado daquele que realiza o chamamento. Isso ocorre em razão da solidariedade existente entre os legitimados estar no polo passivo.

As hipóteses de chamamento ao processo estão previstas no art. 130, do CPC:

"Art. 130. É admissível o chamamento ao processo, requerido pelo réu:

I - do afiançado, na ação em que o fiador for réu;

II - dos demais fiadores, na ação proposta contra um ou alguns deles;

III - dos demais devedores solidários, quando o credor exigir de um ou de alguns o pagamento da dívida comum."

Já na denunciação da lide, alguém que ocupa posição de garantidor é chamado ao processo, mas não necessariamente para integrar o polo passivo, podendo gerar processo que seguirá em apenso ao processo principal. Assim, vencida a parte garantida na ação principal, o juiz passa a julgar a denunciação da lide para determinar eventual ressarcimento. Lembramos, contudo, que no novo CPC o denunciado  poderá assumir a posição de litisconsorte do denunciante e acrescentar novos argumentos à petição inicial, quando a denunciação for feita pelo autor.

As hipóteses da denunciação da lide são trazidas pelo art. 125, do CPC:

"Art. 125. É admissível a denunciação da lide, promovida por qualquer das partes:

I - ao alienante imediato, no processo relativo à coisa cujo domínio foi transferido ao denunciante, a fim de que possa exercer os direitos que da evicção lhe resultam;

II - àquele que estiver obrigado, por lei ou pelo contrato, a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo de quem for vencido no processo (e.g. seguradora)."

0
Dislike0
User badge image

Jéssica Costa

Na definição de Humberto Theodoro Jr:

“chamamento ao processo é o incidente pelo qual o devedor demandado chama para integrar o mesmo processo os coobrigados pela dívida, de modo a fazê-los também responsáveis pelo resultado do feito (...) Com essa providência, o réu obtém sentença que pode ser executada contra o devedor principal ou os codevedores, se tiver de pagar o débito”

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais