Buscar

Explique a lógica das regras jurídicas,esclarecendo cada um dos diversos tipos? Alguém tem essa resposta?

💡 2 Respostas

User badge image

Turma Direito

Podemos definir norma jurídica como um conjunto de normas que compõem o ordenamento jurídico, é responsável por regular a conduta do indivíduo, uma regra de conduta imposta, é a proposição normativa inserida em uma fórmula jurídica (lei, regulamento), garantida pelo Poder Público (Direito Interno) ou pelas organizações internacionais (Direito Internacional). Compõe-se, em sua maioria, de preceito e sanção. Sua principal função é coagir os sujeitos a se comportarem da forma por ela esperada. Tem por objetivo principal a ordem e a paz social e internacional. Desempenha várias funções, que não devem ser confundidas com as finalidades ideais da norma (justiça, segurança, etc.).

2
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

O conjunto de normas jurídicas se divide em regras e princípios.

As normas-regras são a materialização da vontade do legislador, definidoras, dentro de nosso ordenamento jurídico, de quem poderá individualizar, em seu patrimônio pessoal, direitos subjetivos, exercendo-os em face de outrem.

Noutro giro, os princípios são direcionadores da vontade do legislador, refletindo quais comandos devem ser necessariamente observados no momento da produção das leis.

As regras, portanto, são aplicadas individual e restritamente na realização de objetivos, restringindo a flexibilização por parte do operador do direito, sob pena de se violar a segurança jurídica e a separação harmônica dos três Poderes.

Em contrapartida, na aplicação dos princípios, pode ocorrer um conflito, a ser dirimido através do sopesamento e ponderação de melhor encaixe perante o caso concreto.

Alguns doutrinadores subdividem as regras da seguinte forma: regras primárias (que concedem direitos ou impõem obrigações à sociedade) e as regras secundárias (que estipulam como e por quem tais regras podem ser estabelecidas, declaradas legais, modificadas ou abolidas).

Outros estudiosos trazem como solução para o conflito de aplicabilidade entre as regras o exercício das técnicas de especialidade, denominando de regra especial aquela que deve prevalecer sobre a regra geral, ou de regra recente aquela que tem primazia sobre a regra antiga, e hierarquicamente falando, a regra oriunda de norma hierarquicamente superior preferiria à regra inferior.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais