Buscar

Como é feita a manutenção da temperatura corporal

💡 2 Respostas

User badge image

Gustavo Campos

Um dos mecanismos que o corpo utiliza para manter a sua temperatura estável tanto em ambientes frios quanto quentes, é o processo de produção de suor, chamado de sudorese.

Quando há aumento da temperatura (ou quando o ambiente esquenta), o cérebro envia ao corpo sinais que induzem ao aumento do suor e à vasodilatação (processo que torna o nosso rosto mais avermelhado em situações de calor e esforço físico), que tem como objetivo a perda de calor para o meio externo.

controle da temperatura do corpo humano é denominado homeostase térmica. Muitos mecanismos fisiológicos e bioquímicos dependem da temperatura corporalcomo, por exemplo, a frequência cardíaca, frequência respiratória, o metabolismo celular, o processo de digestão, etc.

Em épocas de frio é normal que as pessoas procurem se aconchegar usando roupas quentes e até aumentem a quantidade de atividades físicas. Em exposição ao frio o corpo precisa de mais energia para manter o calor interno, o que explica porque costumamos sentir mais fome. Além disso, no frio a queima de gordura é maior para manter a temperatura estável.

3
Dislike0
User badge image

Kauê Nascimento

a mais comum, é a febre, o fato de você estar suando, é uma forma do corpo realizar um equilibrio na temperatura corporal

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais