Buscar

sociologia

A Sociologia surge no período da modernidade, num contexto fortemente influenciado pela Revolução Industrial, pelo Iluminismo, Renascimento Cultural, Reforma Protestante, entre outros eventos e movimentos que ocorreram a partir do século XV-XVI, estendendo-se até a contemporaneidade. A Sociologia surge com a preocupação de entender o funcionamento da sociedade daquela época, porém foram atribuídos concepções e pressupostos que acompanharam a disciplina em outros períodos. Com relação às concepções e pressupostos da Sociologia, analise as sentenças a seguir:

I- Pretende ser um estudo sistemático do comportamento social e dos grupos humanos, as relações que estes estabelecem e as influências que estes recebem e exercem na sociedade.
II- Representa uma tentativa de compreender o indivíduo, suas manifestações e interações psíquicas em regime de confinamento e isolamento.
III- Parte do pressuposto de que os padrões e os valores sociais influenciam e interferem no comportamento dos indivíduos que compõem determinado grupo e sociedade. 
IV- Deve concentrar-se nos aspectos de organizações, instituições, mecanismos, manifestações, interações e problemas sociais.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)    As sentenças II, III e IV estão corretas.
 b)    As sentenças I, II e IV estão corretas.
 c)    As sentenças I, III e IV estão corretas.
 d)    As sentenças I, II e III estão corretas.

💡 9 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Sociologia é o estudo da sociedade, padrões de relações sociais, interação social e cultura da vida cotidiana. É uma ciência social que utiliza vários métodos de investigação empírica e análise crítica para desenvolver um corpo de conhecimento sobre ordem social , aceitação e mudança ou evolução social. Enquanto alguns sociólogos conduzem pesquisas que podem ser aplicadas diretamente à política social e ao bem-estar outros se concentram principalmente no refinamento da compreensão teórica dos processos sociais. Os assuntos variam desde o nível de microssociologia da agência e interação individuais até o nível macro dos sistemas e a estrutura social.

Os focos tradicionais diferentes de sociologia incluem estratificação social, classe social, mobilidade social, religião, secularização, lei, sexualidade, gênero e desvio. Como todas as esferas da atividade humana são afetadas pela interação entre estrutura social e agência individual, a sociologia gradualmente expandiu seu foco para outros assuntos, como saúde, medicina, economia, instituições militares e penais, a Internet., educação, capital social e o papel da atividade social no desenvolvimento do conhecimento científico.

A gama de métodos científicos sociais também se expandiu. A pesquisa social informa políticos e formuladores de políticas, educadores, planejadores, legisladores, administradores, desenvolvedores e pessoas interessadas em resolver questões sociais em geral. Muitas vezes há uma grande quantidade de cruzamento entre pesquisa social, pesquisa de mercado e outros campos estatísticos.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa C.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais