Buscar

para que serve o ensaio de sedimentação

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O solo consiste na camada mais superficial da superfície terrestre sendo formado a partir da desagregação da rocha (material duro).

Mais especificamente, o solo é um produto da atuação do clima e de organismos vivos na rocha, transformando-a e reduzindo seu tamanho.

Nesse contexto, o ensaio de sedimentação é empregado para definir a granulometria de solos compostos por materiais, sendo o principal exemplo a argila. Tal ensaio é definido como um ensaio de caracterização que, adjunto do ensaio de peneiramento, permite uma análise granulométrica.

Convém ressaltar que este ensaio é fundamentado na Lei de Stokes, que associa o tamanho da partícula com a velocidade de sedimentação no líquido.

1
Dislike0
User badge image

Rafaela Azevedo

ensaio de sedimentação é utilizado para determinar a granulometria de solos compostos de materiais finos, como as argilas. É um ensaio de caracterização, que juntamente com o ensaio de peneiramento compõem a Análise Granulométrica dos solos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais