Buscar

Mecanismo de reação do Paracetamol

💡 2 Respostas

User badge image

Leticiasilva@gmail.com Silva

o paracetamol reduz a dor ao afetar os químicos nas chamadas prostaglandinas, substâncias liberadas pelo corpo em resposta a doenças ou lesões. O paracetamol bloqueia a produção de prostaglandinas, fazendo o corpo menos ciente da dor ou da lesão.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O paracetamol é um dos medicamentos mais utilizados no que se refere ao combate à dor, visto que é um analgésico, porém a compreensão do seu total funcionamento ainda não está bem definida no meio científico. Notadamente, existem quatro propostas que explicam em parte o funcionamento desse composto tão importante, são elas: prostaglandina H sintetase, receptores canabinóide, receptores serotoninérgicos e óxido nítrico sintetase.

A primeira especifica que o paracetamol reduz um substrato importante da enzima prostaglandina H sintetase e a redução da presença dessa enzima atua na via da cicloxigenase que provoca inflamação, febre entre outros efeitos.

A segunda especifica que o paracetamol age indiretamente no aumento da concentração de canabinóides endógenos.

A terceira especifica que o medicamento potencializa a ação da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de relaxamento e felicidade.

Por fim, a quarta especifica que o paracetamol tem a capacidade de diminuir a percepção de uma pessoa com relação à dor, por meio da inibição de um neurotransmissor denominado NO sintetase.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais