Buscar

como resolvo um circuito LC?

💡 2 Respostas

User badge image

everton ivael chuk

analisando as tensooes que estão sendo aplicado entre l e c

 

1
Dislike0
User badge image

Alexandre Bissoli

O comportamento de um circuito RLC pode ser compreendido pelo conceito de amortecimento, que é a perda gradual da energia inicial armazenada, evidenciado pelo decréscimo contínuo na amplitude da resposta. O efeito de amortecimento se deve à presença da resistência R. O fator de amortecimento α determina a taxa na qual a resposta é amortecida.

Se R = 0, então α = 0, tem-se um circuito LC com frequência natural não amortecida dada pela equação:

 

Uma vez que, nesse caso, , a resposta não é apenas não amortecida como também oscilatória. Diz-se que o circuito está sem perdas, pois o elemento amortecedor ou dissipador (R) não está presente. Ajustando-se o valor de R, a resposta pode ser não amortecida, com amortecimento supercrítico, com amortecimento crítico ou então subamortecida.

A resposta oscilatória é possível em razão da presença de dois tipos de elementos de armazenamento. Ter tanto L como C possibilita que o fluxo de energia fique indo e vindo entre os dois elementos. A oscilação amortecida, exibida pela resposta subamortecida, é conhecida como oscilação circular. Ela provém da capacidade dos elementos de armazenamento L e C transferirem energia que vai e vem entre eles.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais