Buscar

bioquimica

Quantas reações enzimáticas compõe a via glicolítica e qual a equação final da via?

Descreva as duas fases principais da via glicolítica. Quantos ATP e quantos NADH são

gerados para cada molécula de glicose consumida? Reconheça as reações da via que

são irreversíveis.

💡 3 Respostas

User badge image

MARIA BRANDAO

glicólise (ou via glicolítica) é uma via central, quase universal de catabolismo de carboidratos. É o primeiro estágio do metabolismo, e consiste em um processo anaeróbico (processo de fermentação), com saldo positivo de 2 ATP (adenosina trifosfato) e 2 piruvatos (que podem ser convertidos a lactato ou a Acetil-CoA, e entrar no Ciclo de Krebs). Mas para entender esta via, é necessário que saibamos de onde veio a glicose que será usada para a formação dessa energia.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A glicólise é a via metabólica responsável pela oxidação da glicose , a fim de obter a energia para a célula . Essa via é realizada tanto na ausência quanto na presença de oxigênio, definida como um processo anaeróbico nesse caso.

É o primeiro estágio do metabolismo, e consiste em um processo anaeróbico (processo de fermentação), com saldo positivo de 2 ATP (adenosina trifosfato) e 2 piruvatos (que podem ser convertidos a lactato ou a Acetil-CoA, e entrar no Ciclo de Krebs

Durante a glicólise, obtém-se um rendimento líquido de duas moléculas de ATP ; o ATP pode ser usado como fonte de energia para realizar o trabalho metabólico, enquanto o NADH pode ter destinos diferentes. Pode ser usado como uma fonte de redução de poder em reações anabólicas ; se houver oxigênio, pode oxidar na cadeia respiratória , obtendo 5 ATP (2,5 para cada NADH); se nenhum dioxigénio , usada para reduzir o piruvato em lactato ( fermentação láctica ), ou CO 2 e de etanol ( fermentação ), sem a produção de energia adicional.

A glicólise é o caminho mais rápido para obter energia para uma célula e, no metabolismo dos carboidratos, é geralmente a primeira via à qual é usada. Está estruturado em 10 reações enzimáticas que permitem a transformação de uma molécula de glicose em duas moléculas de piruvato através de um processo catabólico .

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais