Buscar

Quais os equipamentos utilizados no estiramento de chapas?

💡 3 Respostas

User badge image

Mayara Lannes

um pistão hidráulico (usualmente vertical), que movimenta o punção. Duas garras prendem as extremidades da chapa. Na operação, não existe uma matriz fêmea. As garras podem ser móveis permitindo que a força de tração esteja sempre em linha com as bordas da chapa (figura). Garras fixas devem ser usadas somente para conformação de peças com grandes raios de curvatura, evitando-se com isto o risco de ruptura da chapa na região das garras.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Resposta: matriz, punção, pistão hidráulico, guias e, em alguns casos, prensa-chapas.

O estiramento de chapas é um processo no qual ocorre a aplicação de forças de tração de modo a esticar o material sobre um bloco ou matriz. O ferramental para estiramento de chapas possui uma matriz de geometria cônica, seguida de geometria cilíndrica, em concordância por um raio, que é de 6 a 10 vezes a espessura do blanque. Não existe matriz fêmea. O punção é movimentado por um pistão hidráulico. Para centrar o blanque, uma guia deve ser aparafusada sobre a matriz. A operação pode ser realizada com ou sem prensa-chapas. O prensa-chapas, quando presente, possui extremidade cônica, em ângulo de 45°, ou algum outro ângulo que seja apropriado à geometria da matriz. Quando a matriz não usa prensa-chapas, a região do raio de concordância é polida, de maneira a eliminar qualquer risco.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais