Buscar

A ausência de poder de mercado é benéfica para a economia?

Os economistas, de um modo geral, concordam que a ausência de poder de mercado é benéfica para a economia como um todo, mas existem exceções. Quais são essas exceções?

💡 3 Respostas

User badge image

Guilherme Lacerda

Quando um monopólio garante economias de escala, por exemplo no caso das companhias de distribuição energia elétrica e de água, ou quando a diferenciação de produtos tem um efeito social positivo no padrão de consumo, como é o caso da existência de várias marcas.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Presume-se que o preço do monopólio seja superior aos custos marginais e médios, levando a uma perda de eficiência alocativa e a uma falha do mercado. O monopolista está extraindo um preço dos consumidores que está acima do custo dos recursos utilizados na fabricação do produto e que as necessidades e desejos dos consumidores não estão sendo atendidas, pois o produto está sendo sub consumido.

O custo médio mais alto, se houver ineficiências na produção, significa que a empresa não está fazendo o melhor uso possível dos recursos escassos. Sob essas condições, pode haver um caso de intervenção governamental, por exemplo, através de políticas de concorrência ou desregulamentação do mercado.

A falta de concorrência pode dar a um monopolista menos incentivo para investir em novas idéias. Mesmo que o monopolista se beneficie de economias de escala, eles têm pouco incentivo para controlar seus custos e as ineficiências 'X' significarão que não haverá economia de custos real em comparação com um mercado competitivo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais