Buscar

Dúvida na resolução de um questionário de Química Inorgánica II

Observe a lista de íons complexos:

[MnCl4]2-; [Co(CN)6]3–; [CdCl4]2–; [Cu(CN)4]3–; [CuCl5]3–; [Co(OH2)6]2+; [FeCl4]– ;   [Cr(OH2)6]3+; Pode se afirmar corretamente que:


Escolha uma:
a. 
Os [Co(CN)6]3–, [CdCl4]2–, [Cu(CN)4]3– e [TcCl4N)]– são exemplos de ions de complexos com número de coordenação 6.
b. 
Os [Co(OH2)6]2+ e [Cr(OH2)6]3+ tende a atrair contra íons positivos.
c. 
Em [Co(CN)6]3–, [CdCl4]2–, [Cu(CN)4]3– e [TcCl4N)]– os estados de oxidações dos metais representam a carga do ion complexo, pois os ligantes são moléculas eletricamente neutras.
d. Em [MnCl4]2-  o estado de oxidação do metal é 2-
e. 
Em [Co(OH2)6]2+ e [Cr(OH2)6]3+ os estados de oxidações dos metais representam a carga do ion complexo, pois os ligantes são moléculas eletricamente neutras.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O estado de oxidação , às vezes chamado de número de oxidação , descreve o grau de oxidação (perda de elétrons ) de um átomo em um composto químico . Conceitualmente, o estado de oxidação, que pode ser positivo, negativo ou nulo, é a carga hipotética que um átomo teria se todas as ligações a átomos de diferentes elementos fossem 100% iônicas , sem componente covalente . Isso nunca é exatamente verdadeiro para títulos reais.

O termo oxidação foi usado pela primeira vez por Antoine Lavoisier para significar a reação de uma substância com oxigênio. Muito mais tarde, percebeu-se que a substância, ao ser oxidada, perde elétrons, e o significado foi estendido para incluir outras reações nas quais os elétrons são perdidos, independentemente do oxigênio estar envolvido.

Os estados de oxidação são tipicamente representados por números inteiros que podem ser positivos, zero ou negativos. O maior estado de oxidação conhecido é relatado como +9 nocátion tetroxoiridium (IX)(IrO+4 ).

Prevê-se que mesmo um estado de oxidação de +10 pode ser alcançado pelaplatinano cátion tetroxoplatinum (X) (PtO 2+4). O estado de oxidação mais baixo é −4, como paracarbonoemmetanoou paracromo em [Cr (CO)4]4−.

Alternativa D.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais