Buscar

TCC

Como varia o parâmetro de desdobramento de campo cristalino (Dq) (a) ao longo de um período, (b) em função do estado de oxidação de um metal e (c) de um período para o outro?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriel Vygotsky

dsadsadsada

0
Dislike0
User badge image

Camila Assis

O valor do desdobramento do campo cristalino 10 Dq aumenta significativamente à medida que se desce em um mesmo grupo da Tabela Periódica. Isso se deve ao tamanho maior dos átomos dos orbitais 4d e 5d em relação aos orbitais 3d, o que por sua vez aumenta a interação com os ligantes. Dessa forma, a maioria dos complexos do 2º e 3º períodos da Tabela Periódica são de campo forte.   

Quanto maior for o número de oxidação do íon metálico maior será o valor de 10 Dq. Isso ocorre em virtude de que uma carga positiva elevada no metal fará com que ele atraia com elevada intensidade os ligantes aniônicos ou polares, aumentando assim a interação eletrostática entre eles e os elétrons nos orbitais degenerados d. Essa variação também está vinculada ao tamanho menor dos íons de maior carga e, dessa forma, as menores distâncias metal-ligante, resultando assim em energias de interação mais elevadas. Para os metais de transição considerados de primeira série, os valores 10 Dq para um metal com número de oxidação +3 são, aproximadamente, 50% maiores do que para um metal com número de oxidação menor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais