Buscar

2. Estresse, overtraining e esgotamento são conceitos intimamente relacionados. Assim, propõe-se uma sequência lógica de eventos que ocorrem entre

2. Estresse, overtraining e esgotamento são conceitos intimamente relacionados. Assim, propõe-se uma sequência lógica de eventos que ocorrem entre esses, tendo com o resultado o afastamento do atleta da prática esportiva. Assim, qual a sequência de eventos a seguir é correta para representar a síndrome do esgotamento? a) Estresse negativo ou distresse, sobretreinamento e, por último, o esgotamento (burnout). b) Estresse positivo ou eustresse, sobretreinamento e, por último, o esgotamento (burnout). c) Esgotamento (burnout), o estresse negativo ou distresse e, por último, o sobretreinamento d) Sobretreinamento, o estresse positivo ou eustresse e, por último, o esgotamento (burnout). e) Esgotamento (burnout), o estresse positivo ou eustresse e, por último, sobretreinamento.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Resposta: A) Estresse negativo ou distresse, sobretreinamento e, por último, o esgotamento (burnout).

O distresse se manifesta quando o atleta passa a sofrer consequências comportamentais, isto é, o atleta desenvolve comportamentos de resposta a situações estressoras. Quando estes comportamentos acarretam a redução do desempenho, diz-se que se observa o estresse negativo ou distresse.

O sobretreinamento ou overtraining é um segundo fenômeno observado. Consiste em uma fadiga duradoura, causada por uma sequência de cargas acima daquelas à qual o atleta é capaz de suportar.

O esgotamento (ou burnout) consiste no total desinteresse pela prática desportiva, que antes era considerada prazerosa pelo indivíduo.

Algumas abordagens consideram que estes três fenômenos são subsequentes, e obedeceriam à seguinte ordem: distresse, sobretreinamento e esgotamento.

Assim, a resposta correta é A.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais