Buscar

Métodos Numéricos Aplicados, Determine o polinômio por interpolação linear dos pontos apresentados na tabela abaixo e determine o valor de y(2)?

Métodos Numéricos Aplicados

Determine o polinômio por interpolação linear dos pontos apresentados na tabela abaixo e determine o valor de y(2).

O polinômio interpolador linear e y(2) são, respectivamente:

 

A

B

C

D

💡 6 Respostas

User badge image

Cristiano Braga

Y = 5,25x - 3,25 e Y(2) = 7,25

Letra B
10
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Com o polinômio de interpolação de Newton, um valor da função f (x) é aproximado por um valor desconhecido de x. O caso específico, de modo que uma interpolação é linear, é no qual é usado um polinômio de interpolação de grau 1, que se ajusta aos valores nos pontos x1, x2. É indicado da seguinte forma:


\[f\left( {{x_1};{x_2}} \right) = f\left( {{x_1}} \right) + \dfrac{{f\left( {{x_2}} \right) - f\left( {{x_1}} \right)}}{{\left( {{x_2} - {x_1}} \right)}}\left( {x - {x_1}} \right)\]

Alguns valores da função são representados em uma tabela, mas não todos. Às vezes, estamos interessados no valor da função para um valor variável independente que não seja o listado na tabela. Nesse caso, podemos pegar o mais próximo do que estamos procurando ou nos aproximar por interpolação.

A interpolação quase sempre nos causa um pequeno erro em relação ao valor da função verdadeira, mas sempre será menor do que o valor mais próximo dos valores listados na tabela.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa B.

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais