Buscar

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA APLICADOS À EDUCAÇÃO FÍSICA (2004) - Retículo Endoplasmático Rugoso é uma estrutura que conecta o núcleo à superf

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA APLICADOS À EDUCAÇÃO FÍSICA (2004) - Retículo Endoplasmático Rugoso é uma estrutura que conecta o núcleo à superfície da célula, tendo diversos ribossomos aderidos na sua superfície. Assinale entre as alternativas abaixo a definição correta do Retículo Endoplasmático Rugoso (RER) em relação a sua forma e função. A) ORER é formado por corpúsculos esféricos, possuindo duas membranas sendo que a interna é pregada, a função desta organela é a deliberar energia gradualmente das moléculas de ácidos graxos e glicose, produzindo calor e ATP, é responsável pela respiração celular ORER é formado por estruturas membranosas formam uma complexa rede de canais interligados, possui ribossomos em sua superficie, contém inúmeras b) bolsas e tubos cujas paredes têm uma organização semelhante à da membrana plasmática, tem a função de sintetizar\/produzir proteínas e como reservatório de cálcio da célula. c) ORER é formado por estruturas membranosas tubulares, sem ribossomos aderidos, e, portanto, de superfície lisa, possui a função de sintetizar\/produzir lipídios tais como ácidos graxos, lecitina e colesterol (que são componentes das membranas) também a de sintetizar os hormônios esteroides tais como testosterona, progesterona e estrógenos (os hormônios sexuais). lipídios tai ORER é formado por organelas\/compartimentos com várias formas e de ampla distribuição podendo estar localizadas entre o núcleo e a membrana D) plasmática, são responsáveis pelo transporte e digestão de partículas e macromoléculas que são captadas pelas células por processos conhecidos como endocitose. O E ) ORER é formado por vesículas circulares achatadas e esféricas colocadas umas sobre as outras, está localizada geralmente ao lado do núcleo, são responsáveis pela separação e endereçamento (direcionamento) das moléculas sintetizadas pela célula, formando posteriormente as vesículas de secreção.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O retículo endoplasmático é um organela celular eucarionte que possui funções relacionadas à síntese de moléculas com carbono (moléculas orgânicas), existindo o RER (retículo endoplasmático rugoso) e REL (retículo endoplasmático liso); o retículo endoplasmático rugoso, em questão, está associado à síntese proteica, possuindo ribossomos ligados à sua membrana (também responsáveis pela síntese proteica), o formato do RER é composto por vesículas achatadas e ribossomos ligados à sua membra, o que é responsável pelo aspecto granular e o nome da organela.

Assim, a alternativa com informações corretas sobre o retículo endoplasmático rugoso é:

b) ORER é formado por estruturas membranosas formam uma complexa rede de canais interligados, possui ribossomos em sua superfície, contém inúmeras bolsas e tubos cujas paredes têm uma organização semelhante à da membrana plasmática, tem a função de sintetizar/produzir proteínas e como reservatório de cálcio da célula.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais