Buscar

Como funciona o potencial de ação de despolarização dos neurônios, na presença de impulsos nervosos ?

💡 5 Respostas

User badge image

Vinicius Matias

Pra entendermos a desporalização, precisamos entender, primeiramente, o que é potencial de repouso. 

O potencial de repouso é quando a célula está em seu estado originall, sem atividades.
 Nesta situação ela tem as seguintes configurações: íons de sódio do lado extracelular  e íons de potássio no lado intracelular, com isso, o lado externo vai ser mais positivo em relação ao interno, ou seja, o lado que está com o íon sódio vai ser positivo e o com íon potássio negativo, esse é o estado de repouso da célula e a célula terá uma voltagem de -75mv.

Quando ela recebe um estimulo elétrico ou um impulso nervoso, esse impulso tem que ser forte o suficiente para elevar a voltagem da célula de -75 para -55 (Limiar). Caso não chegue ao limiar que é -55mv não haverá continuação, caso chegue, a posição dos íons irão se reverter, os canais de íon sódio para o lado dentro e tornar o meio interior mais positivo que o lado externo, quando isso acontece a célula alcança uma voltagem entre 30 a 40mv, o nome desse processo é despolarização ou potencial de ação. Quando essa porção da célula que foi estimulada a mandar o impulso em frente (despolarizar), ela não vai mais necessitar dessa voltagem, então ela precisa retornar ao potencial de repouso. Assim sendo, os canais do íon potássio vão abrir e o íon potássio vai sair do lado interno e ir ao externo, fazendo com o que o lado interno volte a ficar mais negativo em comparação contra lado de fora, o nome desse processo é repolarização. Após isso, a bomba de sódio-potássio entra com sua função: Estabalecer a organização original, fazendo com que todos os íons de sódio retornem para fora e todos os íons de potássio retornem para dentro, tornando a celula novamente em seu potencial de repouso de -75mv.


*Obs: É ÍON SÓDIO e não somente SÓDIO e ÍON POTÁSSIO e não somente POTÁSSIO.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O neurônio é a célula do sistema nervoso cuja função é a propagação do impulso nervoso, formado por uma membrana neuronal, citoesqueleto, soma, dendritos e axônio. O sentido de propagação do impulso elétrico segue a seguinte ordem: dendrito, corpo celular, axônio e enfim passa para outra célula ao lado.

Naturalmente o neurônio possui uma polarização (graças a bomba de sódio e potássio) onde há carga elétrica no lado externo e negativa no lado interno, essa polarização é quebrada ao receber um estímulo, que é propagado para o neurônio seguinte (após isso a polarização volta ao seu estado normal).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais