Buscar

Dentre as propriedades fisico-químicas da água, com grande importância sob o ponto de vista biológico, podem-se citar:a) o alto calor específico, o

Dentre as propriedades fisico-químicas da água, com grande importância sob o ponto de vista biológico, podem-se citar: a) o alto calor específico, o pequeno poder de dissolução e a grande tensão superficial. b) o baixo calor específico, o grande poder de dissolução e a pequena tensão superficial. c) o baixo calor específico, o pequeno poder de dissolução e a pequena tensão superficial. d) o alto calor específico, o alto poder de dissolução e a pequena tensão superficial. e) o alto calor específico, o alto poder de dissolução e a grande tensão superficial.

💡 6 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A água é a substância mais importante para a manutenção da vida na Terra, pois apresenta propriedades físico-químicas únicas.

Entre essas propriedades estão o calor específico, o poder de solubilidade e a tensão superficial. Quanto ao calor específico (\(c\)), a água apresenta \(c = 1{\text{ cal}} \cdot {{\text{g}}^{ - 1}} \cdot ^\circ {{\text{C}}^{ - 1}}\) que é um valor bem elevado diante das outras substâncias. Esse valor se traduz na manutenção de uma temperatura corporal praticamente estável diante das variações ambientais.

A segunda propriedade consiste do grande poder de solubilização que a água possui, fornecendo um ambiente propício para os processos metabólicos. Por fim, a grande tensão superficial da água provocada pelas ligações intermoleculares das ligações de hidrogênio permite a vida de várias espécies como algas e crustáceos na superfície de lagos, por exemplo.

Portanto, a alternativa e) é a correta.

3
Dislike0
User badge image

Nathália Fante

e) o alto calor específico, o alto poder de dissolução e a grande tensão superficial.


3
Dislike0
User badge image

Naize

e) o alto calor específico, o alto poder de dissolução e a grande tensão superficial.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais