Buscar

curso onine

Questão: Quantos públicos internos existem em uma empresa? Identificá-los e segmentar a comunicação interna de maneira a contemplar todos os perfis, tornando o diálogo mais compreensível para todos é uma tendência colocada em prática por empresas e que tem surtido grandes resultados.
Assinale a alternativa com o tipo de comunicação certa de acordo com o tipo de público interno.
.

E-mail informando a mudança de local da palestra sobre a motivação promovida pelo setor de Gestão de Pessoas/para funcionários do RH.
Comunicado impresso sobre mudança na Diretoria de Marketing, a todos os funcionários, terceiros e voluntários.
Ata comunicando o resultado do acordo salarial / Diretoria e gerentes de departamento e setores.
Comunicado on-line e impresso sobre mudança de horário do restaurante / todos os funcionários, terceiros e voluntários.

 

💡 1 Resposta

User badge image

Suellem Rocha

Como conta a história, o principal crescimento da comunicação organizacional no Brasil se deu na década de 60, mas antes disso, várias organizações já percebiam a necessidade de um canal de comunicação entre os colaboradores.

Alguns dos desafios a serem enfrentados na época eram a falta de compreensão da função e políticas da empresa por parte dos colaboradores e também a distância entre gestores e operários.

Como Francisco Gaudêncio Torquato do Rego conta em seu livro Jornalismo Empresarial, o primeiro canal utilizado para realizar essa comunicação foi o jornal interno, conhecido também como house-organ.

Como as tecnologias relacionadas a produção gráfica demoraram para chegar no Brasil, esses primeiros jornais foram criados pelos próprios colaboradores. Eles escreviam os textos, faziam os desenhos, datilografavam e realizavam o trabalho de impressão em mimeógrafos.

O foco da comunicação organizacional era voltado aos instrumentos e a comunicação externa recebia maior valorização, por isso que os investimentos eram baixos quando se tratava da comunicação com os colaboradores, a área era vista como despesa.

Poucas empresas criavam boas publicações, não existia um planejamento voltado a objetivos estratégicos e comunicacionais, mas aos poucos essa situação foi mudando e o jornalismo empresarial foi se tornando profissionalizado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais