Buscar

ITA 2019 - Uma solução aquosa de água oxigenada a 3% (v/v) foi adicionada a soluções aquosas ácidas em dois experimentos diferentes.Foram observados:

I. No primeiro experimento: a adição a uma solução aquosa ácida de permanganato de potássio resultou na perda da coloração da solução, tornando-a incolor.
II. No segundo experimento: a adição a uma solução aquosa ácida de iodeto de potássio inicialmente incolor resultou em uma solução de coloração castanha.
Com base nas observações experimentais, escreva as reações químicas balanceadas para cada experimento e indique os agentes oxidantes e redutores em cada caso, quando houver.

💡 2 Respostas

User badge image

Andryus Felldmann

sdfadsf

0
Dislike0
User badge image

Camila Assis

Temos que no Experimento I houve a perda da coloração da solução, tornando-a incolor, o que nos indica que todo manganês presente no íon MnO4- da solução de permanganato é reduzido, originando o íon Mn2+.

2 MnO4- + 6 H+ + 5 H2O2 → 2 Mn2+ + 8 H2O + 5 O2

Calculando os números de oxidação vemos que o oxigênio da água oxigenada se oxida (sai de nox -2 e vai para zero) e causa a redução do manganês (nox +7 nos reagentes e +2 nos produtos). O agente oxidante é o permanganato de potássio, KMnO4 e o agente redutor é peróxido de hidrogênio, H2O2.

No Experimento II, a adição da solução ácida de iodeto de potássio resultou em uma coloração castanha, temos que o peróxido de hidrogênio é o agente oxidante e o iodeto de potássio, KI, o agente redutor.

H2O2 + 3 I- + 2 H+ → 2 H2O + I3-

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais