Buscar

Compreender o consumidor é uma função essencial do marketing para que ele possa cumprir plenamente seus objetivos no desenvolvimento, na produção e

Compreender o consumidor é uma função essencial do marketing para que ele possa cumprir plenamente seus objetivos no desenvolvimento, na produção e na colocação no mercado de bens e serviços, apropriados e capazes de satisfazer as necessidades e os desejos dos consumidores, contribuindo, assim, efetivamente para o sucesso do negócio” (SAMARA, 2015, p.18). O consumidor sofre diversas formas de influências em seu processo de decisão de compra. Tais fatores são classificados como: (1) cultural, (2) social, (3) pessoal e psicológico. 

Considerando as informações apresentadas, e considerando os conteúdos abordados e estudados no material, discuta como os fatores (cultural, social, pessoal e psicológico) são capazes de influenciar o comportamento de consumo. Se necessário, utilize exemplos. 

💡 13 Respostas

User badge image

Mkt Maximus

 

Nós, consumidores em geral, somos influenciados ativamente por todos os fatores que foram listados.

Como destaque, podemos perceber que o fator cultural é bastante presente na vida dos consumidores brasileiros. Isso ocorre porque o consumo de certos produtos costuma aumentar em determinadas épocas do ano (sazonalidade).

Caso prático:

Na época das Festas Juninas, o consumo de amendoim e seus derivados (como as paçocas) costuma aumentar significativamente.

 

4
Dislike0
User badge image

1704Eliane

Se tratando de comportamento de consumo, somos influenciados por vários fatores, considerando isso, listamos;

Fatores culturais - Que evidencia a origem desse indivíduo tanto geograficamente quanto aos seus hábitos, valores, princípios; as subculturas, que são parcelas menores que também possuem seus hábitos, princípios e valores, mas não serão diferentes, e a classe social à que esse indivíduo pertence.

Fatores sociais – São influenciados pelos grupos de referências, que são: os familiares, pequenos grupos, formadores de opinião, papel social e status.

Fatores pessoais – O processo de compra também é influenciado pelas características pessoais como: idade, gênero, atividade profissional, situação financeira, estilo de vida, entre outros aspectos que possam ser agregados a essas características.

Fatores psicológicos – são a motivação, percepção, aprendizagem e atitudes que também influenciarão ao processo de compra. Neste ponto, retomaremos a pirâmide de Maslow, que apresenta as seguintes necessidades: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de realização pessoal.

4
Dislike0
User badge image

Bianca Mercês

Fatores Culturais – Nesse fator o consumidor é afetado geograficamente, ou seja, suas escolhas de compras variam dependendo de onde ele nasceu/cresceu, dos seus valores, princípios e hábitos culturais.           Exemplo: Um indiano, que vive em um país extremamente religioso, tem hábitos de consumo completamente diferente dos brasileiros que vivem em um estado laico. Outro exemplo está ligado a classe social. Uma pessoa que é classe baixa não terá o mesmo estilo de consumo de alguém que é classe alta. Fatores Sociais – Os consumidores são influenciados por várias questões, como: o grupo familiar, o grupo social, por formadores de opinião e influenciadores. Esse conglomerado pode ser afetado também pela busca de status ou aceitação social.                           Exemplo: Muitas pessoas trocam seus iphones novos quando a Apple tem um novo lançamento de smartphones, isso se dá muitas vezes pela busca de ter status.  Fatores Pessoais – O processo de compra é influenciado por características pessoais, como: idade, gênero, profissão, estilo de vida e estado financeiro. Exemplo: Anos atrás tivemos um “bum” da compra de Slime, uma massa gosmenta colorida. A grande maioria das crianças tinham ou queriam que os pais comprassem. Nesse caso em especifico, o consumidor final era as crianças, entrando no fator de idade, porém, os tomadores de decisão para a compra, são os pais.                                                                          Fatores Psicológicos – Nesse fator podemos perceber que o consumidor é movido para o processo de compra pela: motivação, emoção, aprendizagem, percepção, entre outros.         Exemplo: Algumas pessoas fazem compras movida pela emoção, quando estão triste desejam comprar para tentar suprir a necessidade de felicidade pu esconder seus sentimentos.
4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais