Buscar

O que é Arquivologia?

💡 3 Respostas

User badge image

Daiane Viana

O termo “Arquivologia” designa, ao menos na América Latina, o campo de estudos correspondente à área internacionalmente consolidada e conhecida como Archival Science. Essa área também é reconhecida porArchivistics/Arquivística e Archival Studies. Os objetos de maior abrangência deste saber são, nomeadamente: os Sistemas de Informação Arquivística (Archival Information Systems); a Documentação Técnica (Technical Documentation), o Processamento arquivístico (Archival processing); a Administração de Arquivos (Archive Administration); os Sistemas de Gerenciamento de Registros (Recordkeeping Systems); e a Gestão de Documentos (Records Management). Disciplinas especializadas têm sido desenvolvidas para resolver problemas relacionados à processos informacionais e à documentação, assim trata-se de uma subárea da Ciência da Informação alocada na grande área de Comunicação e Informação desde 2017. Dentre os objetos dos estudos arquivísticos destacam-se os seguintes:Negociação de Aquisição. Licitação. Normatização para doadores de fundos. Inventariamento de documentos ou fundos doados. Controle de entrada de documentos em fundos por via extraordinária. Elaboração dos termos de aquisição ou doação. Modelagem e padronização da redação dos documentos. Definição de hierarquia dos documentos. Controle da linguagem dos registros. Elaboração de manuais para a produção de documentos administrativos e técnicos. Elaboração e implantação de programa de gestão da produção documental. Estudos de gênese documental. Identificação dos documentos constitutivos, de reunião, de direção, de recursos humanos, de comunicação, da área contábil e financeira, do setor jurídico e da atividade-fim. Gerenciamento da estrutura dos arquivos nato digitais através do Office Open XML.

0
Dislike0
User badge image

luciana oliveira

arquivística ou arquivologia é uma ciências que estuda as funções do arquivo , e também os princípios e técnicas a serem observados durante a atuação de um arquivista sobre os arquivos.A arquivística se relaciona com a ciência da informação e arquivologia esta ligada a ciências.

0
Dislike0
User badge image

Vanessa Lima

A arquivística ou arquivologia é uma ciência que estuda as funções do arquivo, e também os princípios e técnicas a serem observados durante a atuação de um arquivista sobre os arquivos, como por exemplo, a carta de alforria A arquivística se relaciona com a ciência da informação.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais