Avaliação Discursiva 3 Políticas Públicas e Legislação Educacional

QUESTÃO A

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério foi instituído pela Emenda Constitucional n. 14, de 12 de setembro 1996. Posteriormente, em 19 de dezembro de 2006, mediante Emenda Constitucional n. 53, foi criado o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério. Disserte, em um texto, sobre as principais diferenças entre o Fundef e do Fundeb e, aponte qual a importância destes dois fundos para a educação pública brasileira.

 

QUESTÃO B

Em uma escola pública de São Paulo, há um espaço destinado pela coordenação pedagógica, para debates e trocas sobre técnicas inovadoras de ensino e sobre temas pertinentes à formação destes professores. Um dos professores, mais “velho de casa”, descontente com aquele momento que ele chama de “desperdício de tempo”, reproduz falas como: “Antigamente que era bom. Não tínhamos que ficar fazendo hora na escola. Dávamos a aula e pronto. Agora, até para dar aula para crianças, é preciso fazer faculdade e, depois, ainda temos que ficar estudando, estudando...”

Outros professores começaram a discordar e o encontro virou um debate. Para mediar aquela balbúrdia, a gestão pedagógica precisou intervir.

O que você, enquanto coordenador(a) pedagógico(a), argumentaria para esclarecer a situação? Contraporia a fala inicial do professor? Ou a reforçaria?

Justifique sua resposta, baseando-se na legislação educacional vigente em nosso país e, no conteúdo absorvido com as videoaulas e material didático. Você deverá elaborar um texto atendendo as orientações que constam nesse espaço.

#Discursiva
Disciplina:Políticas Públicas e Legislação Educacional1.519 materiais