Buscar

Qual a importância da obra de Marx e de seu método, para a compreensão da nossa sociedade, hoje? Discuta alguns exemplos.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Karl Marx foi um importante filósofo, economista e cientista social que viveu no século XIX. Entre as suas mais importantes obras, pode-se destacar “O Capital” e “Manuscritos Econômicos e Filosóficos de 1844”. O conceito de alienação é importante nestas obras, e pode ser dividido em partes.

Karl Marx dividia sociedade em capitalistas, que possuem os meios de produção e proletários, que vendem sua força de trabalho a troco de capital. Com base nessa divisão, ele analisou a luta de classes. Após a criação da propriedade privada e dos meios de produção, a sociedade passou a ser dividida entre os proprietários e os trabalhadores, isto é, entre a burguesia e proletariado. A burguesia era a classe detentora dos meios de produção e o proletariado possuíam apenas sua força de trabalho.

Na sociedade atual, tanto a alienação das massas com os meios de comunicação se faz muito evidente, quando a desigualdade social e econômica que existe entre a população capitalista.

0
Dislike0
User badge image

Sueli Super Silva

Um filósofo de grande importância foi Karl Marx ele via a sociedade como capitalista que possuía meio de produção, avia lutas entre as classes que passou ser dividida proprietário e os trabalhadores.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais