Buscar

O que melhor explica a importância do ensino de história na abordagem populista?

💡 3 Respostas

User badge image

Amanda Duarte

História é fundamental para e na formação social do indivíduo e de uma nação, sobretudo porque pode possibilitar a este indivíduo a percepção dele como sujeito e agente da História ao aprender, analisar e refletir sobre as relações dos diferentes grupos humanos em tempos e espaços diversos.É de suma importância, também, que desde o início da vida escolar, alunos possam perceber a pluralidade de experiências, tanto individual como coletiva, compreendendo-as no constante processo de mudanças e permanências dentro da sociedade, adquirindo, assim, a habilidade necessária para analisar as relações, compreender as diferenças e ser agente crítico e transformador de um mundo repleto de desigualdades socioeconômicas.

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente devemos nos lembrar que o populismo é uma abordagem política que tem como principal objetivo fazer com que o governante pareça próximo da maioria da população, geralmente da classe operária, para que não haja nenhum tipo de manifestação contra seu governo, mesmo que suas ações na prática sejam prejudiciais as classes mais baixas de uma sociedade. Estes governantes tendem a apelar para o patriotismo extremo, ideologias do senso comum e se colocam como a salvação de todos os problemas de sua sociedade, indo contra todos os outros governantes, já que se coloca como estando num patamar acima de outros governos que esta sociedade já teve.

A história ajuda para que um governante possa ter uma abordagem populista bastante bem sucedida porque apresenta todas as origens de uma sociedade, suas consequências nas classes mais altas e mais baixas, como a sociedade se estruturou e em quais alicerces ela se apoia. Além disso, pode-se conhecer a história de outros governantes, como o povo reagiu a eles e, assim, utilizar estas informações para obter cada vez mais apoio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais